A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS) anunciou nesta sexta-feira (16) que fará uma campanha de vacinação em massa contra a Covid-19 na comunidade da Maré entre os dias 29 de julho e 1 de agosto.

Serão imunizadas todos as pessoas com mais de 18 anos que estiverem cadastradas nas unidades municipais de saúde da comunidade, espera-se que sejam vacinadas cerca de 31 pessoas nos três dias de campanha.

publicidade
homem sendo vacinado
RJ: comunidade da Maré terá vacinação em massa contra Covid-19. Imagem: Shutterstock

O secretário municipal de Saúde do Rio de Janeiro, Daniel Soranz, afirmou que a campanha de vacinação em massa é fruto de uma pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em parceria com a SMS, associações de moradores locais e instituição da sociedade civil Redes da Maré.

“É um grande desafio, em que vamos contar com o apoio de mais ou menos mil profissionais de saúde. Uma força-tarefa para que também a Maré possa ser um case para avaliação da efetividade da vacina”, disse Soranz.

publicidade

A pesquisa da Fiocruz visa analisar os efeitos da vacinação em larga escala, como foi feito na ilha de Paquetá, onde a população com mais de 18 anos foi completamente vacina no dia 20 de junho com o imunizante da AstraZeneca.

Leia também!

publicidade

O próximo passo, em Paquetá ocorrerá no dia 25 de julho, onde adolescentes entre 12 e 17 anos receberão a primeira dose da vacina da Pfizer, a única autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para a faixa etária até o momento.

Os adolescentes vão receber a segunda dose do imunizante no dia 15 de agosto. Depois que todos estiverem vacinados, a Fiocruz fará, por um período ainda não determinado, o acompanhamento epidemiológico desses imunizados.

publicidade

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!