Um novo aplicativo que promete ajudar donos de animais com diabetes a monitorar a doença chegou ao mercado. Desenvolvido pela MDS Saúde Animal, o “Pet Diabetes Tracker” permite que o tutor saiba quando oferecer água – quesito extremamente importante para aqueles que têm diabetes -, oferecer alimento e fazer exercício, além de ter acesso a condição corporal do cachorro ou gato.

“O serviço veio para revolucionar o controle da doença, promovendo uma monitorização melhor da saúde do pet e fornecendo informações importantes para que o médico-veterinário avalie não somente a evolução do tratamento, mas também a manutenção desse pet para uma vida mais saudável, feliz e ativa. A diabetes mellitus não tem cura, mas pode ser bem monitorada, controlada e tratada”, afirma Silvana Badra, gerente de produto pet e médica-veterinária da MSD Saúde Animal.

De acordo com informações da Agência Estado, através do serviço também é possível acompanhar o ganho e perda de peso e glicose, com direito a gráficos de curva glicêmica no sangue e na urina. O app também oferece a opção de agendar lembretes importantes, como consultas e pedidos de compra de injeção de insulina.

App ajuda donos de pets com diabetes a monitorar a doença. imagem: Reshetnikov/iStock
App ajuda donos de pets com diabetes a monitorar a doença. imagem: Reshetnikov/iStock

O “Pet Diabetes Tracker” possibilita um gerenciamento importante para a saúde do seu bichinho de estimação, principalmente quando os donos estão à distância. Ele é gratuito e está disponível tanto para Android, como para iOS.

publicidade

Leia mais!

Diabetes animal

A diabete animal é muito semelhante à humana e também exige cuidados com doses de insulina diária, rações dietéticas e exercícios físicos. De acordo com a Dra. Gisele Caliendo, ao blog da loja Petz, a doença é causada por:

  • Obesidade;
  • Pancreatite (inflamação do pâncreas, órgão que produz insulina);
  • Hiperlipidemia (excesso de gordura no sangue);
  • Administração inadequada de medicamentos;
  • Predisposição genética.

Existem sintomas mais evidentes que podem indicar que seu cãozinho ou gatinho está com diabetes. São eles: sede e cansaço excessivo, sedentarismo, perda de peso e aumento do apetite, e maior frequência na vontade de urinar.

Além disso, caso note que formigas se juntam em volta do xixi do seu pet, é possível que tenha açúcar na urina, sendo esse outro sinal indicativo da doença no animal.

A diabetes, geralmente, acomete com uma predisposição maior cães mais velhos, fêmeas com problemas hormonais – por isso elas devem ser castradas para que os hormônios também não atrapalhem no tratamento – e raças com herança genética, como o poodle, labrador, golden retriever, dachshund, spitz e schnauzer.

Entretanto, isso não significa que cães mais novos ou de outras raças estão a salvo, é importante manter uma alimentação saudável por toda a vida do pet, além de praticar exercícios e visitar o veterinário anualmente – para o esquema vacinal – ou sempre que for necessário.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!