Viagens hipersônicas: China quer ter o transporte de passageiros mais rápido do mundo

Por Eduardo Sorrentino, editado por Layse Ventura 20/07/2021 22h27, atualizada em 28/07/2021 13h15
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Você já imaginou viajar para qualquer lugar do planeta em apenas uma hora? Isso é o que a China tenta fazer, com um modelo capaz de atingir seis vezes a velocidade do som.

O cronograma do projeto, realizado pelo Instituto de Tecnologia de Pequim e pelo Instituto de Engenharia de Sistemas de Naves Espaciais, prevê que o transporte pode começar a operar daqui a 14 anos, em 2035. No início, a aeronave vai levar até dez pessoas, mas a ideia é transportar pelo menos 100 pessoas por viagem.

Leia também:

A super-aeronave chinesa se chama Starry Sky-2. Os detalhes do projeto de 2018 mostram um modelo com 45 metros, um terço maior do que um Boeing 737-700, avião com mais de 10 mil unidades pelo mundo que realiza voos com cerca de 150 passageiros.

Os pesquisadores chineses testam modelos aerodinâmicos no espaço, principalmente por causa dos desafios impostos pela velocidade hipersônica. Se espera que a aeronave chegue a cruzar o céu a 7.300 km/h. Um avião a jato comercial, por exemplo, viaja a “apenas” 900 km/h.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Redator(a)

Eduardo Sorrentino é redator(a) no Olhar Digital

Layse Ventura
Editor(a) SEO

Layse Ventura é jornalista (Uerj), mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento (Ufsc) e pós-graduada em BI (Conquer). Acumula quase 20 anos de experiência como repórter, copywriter e SEO.