Na semana passada, o motorista de um carro da Tesla enfrentou um problema um tanto curioso enquanto dirigia. O sistema Autopilot da montadora de carros elétricos confundiu a Lua cheia com uma interminável sequência de semáforos amarelos. A falha foi registrada em vídeo e compartilhada no Twitter, o motorista riu bastante da situação e encarou o erro com leveza.

No vídeo, o motorista mostra a tecnologia de direção assistida da Tesla, o Autopilot, interpretando a Lua cheia como consecutivos semáforos amarelos. Porém, o caminho trilhado era uma rodovia inteiramente vazia, que nem sequer semáforos tinha. Apesar do curioso desse erro específico, ele demonstra o quão difícil pode ser desenvolver sistemas de direção autônoma.

publicidade

Umas das principais dificuldades no desenvolvimento desse tipo de tecnologia são justamente os obstáculos encontrados nas ruas, como as luzes artificiais e, ao que parece, até mesmo a luz da Lua. A dificuldade de superar esses obstáculos, que parecem menores do que realmente são, é o que surpreendeu Elon Musk, que disse que a direção autônoma era mais difícil do que ele esperava.

Sem feridos

Felizmente, a falha que fez o Autopilot confundir a Lua com semáforos não colocou o motorista, pedestres ou outros carros em risco. Por ser uma confusão com sinais amarelos, e não vermelhos, o carro não parou, mas se manteve em uma velocidade constante de cerca de 100 km/h, o que pode significar que o carro não “esqueceu” que estava em uma rodovia.

publicidade

Leia mais:

Dentro da direção autônoma, esse tipo de falha é conhecida como “evento extremo” e como recebeu um nome, podemos entender que não é inédito. Em abril deste ano, um outro carro da Tesla confundiu um sinal de pare impresso em um outdoor com uma placa real, já em junho, um outro carro confundiu um caminhão que carregava semáforos com semáforos instalados.

publicidade

Com informações do Futurism

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!