Todos sabemos que a natureza não é exatamente aquela retratada em filmes e contos infantis. Os animais se alimentam uns dos outros e a forma para realizar tal feito pode ser surpreendente, como o caso dos ursos polares que utilizam pedras ou blocos de gelo para matar as morsas.

A teoria partiu inicialmente de contos de caçadores da tribo Inuíte que habitam a Groenlândia e as regiões árticas do Canadá, o que despertou a curiosidade do biólogo especialista em ursos polares, Ian Stirling.

Ilustração de um urso polar arremessando uma pedra na direção de uma morsa
Ilustração de um livro de 1865 do aventureiro Charles Francis Hall, no qual um urso utiliza uma pedra para atacar uma morsa.
Imagem: Charles Francis Hall/Biblioteca do Congresso

“Minha observação geral é que, se um caçador inuíte experiente lhe disser que viu algo, vale a pena ouvir e muito provavelmente estar correto”, disse Stirling.

Além dos contos, o pesquisador foi incentivado por fotos de um urso polar chamado GoGo que vive em um zoológico japonês utilizando ferramentas para alcançar a carne que estava suspensa.

publicidade

Os responsáveis pelo estudo acreditam que os ursos polares não utilizam as ferramentas em todos os tipos de caça, mas descobriram essa maneira de matar as morsas, pois o animal possui um crânio quase que impenetrável, além de suas enormes presas.

Como votar no Olhar Digital no Prêmio Influency.me

Caçar com ferramentas é exceção

Andrew Derocher, diretor do Laboratório de Ciências do Urso Polar da Universidade de Alberta em Edmonton, no Canadá, relatou que os ursos polares realmente podem ter descoberto essa maneira de caça, mas isso não é uma regra.

Derocher explica que, por exemplo, se uma mãe urso descobrir como usar gelo e pedras, sua prole também aprenderá. Mas essa não é uma habilidade presente em todos os ursos da espécie.

“Temos uma grande quantidade de informações de observação que tendem a sugerir que os ursos polares são realmente inteligentes”, disse Stirling ao afirmar que ainda não existem estudos sobre as habilidades cognitivas dos animais.

Leia também!

Após a divulgação do estudo, Stirling recebeu um vídeo de urso polar – que estava utilizando uma câmera – arremessar um bloco de gelo na água contra uma foca, principal alimento da espécie. Clique aqui e confira o vídeo.

Sabe-se que os ursos polares são muito desenvolvidos em suas habilidades de caça, por muitas vezes eles observam os mamíferos marinhos vigiando acima de seus orifícios de respiração. Também existem relatos de caçadores que já viram ursos fingirem que estavam dormindo para atacar focas.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!