Após mais um ano de pandemia da Covid-19, muitos avanços sociais e médicos no combate à crise sanitária foram registrados. No entanto, a alta taxa de transmissibilidade da variante Delta pode colocar esses avanços em risco.

De acordo com jornal The Washington Post, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC) aponta que a nova variante da Covid-19 é tão transmissível quanto a catapora e pode causar graves doenças e complicações.

publicidade
Brasil precisa adotar medidas sérias para reverter pandemia, diz OMS
OMS alerta que variante Delta coloca em risco os avanços no combate à pandemia da Covid-19. Créditos: Reuters

“Ganhos duramente conquistados estão em perigo ou estão sendo perdidos, e os sistemas de saúde em muitos países estão sobrecarregados”, disse o diretor da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus.

O diretor da OMS relatou ainda que nas últimas quatro semanas foi registrado um aumento de 80% nas infecções por Covid-19 em todo o mundo. As mortes na África aumentaram 80% no mesmo período – a região vacinou apenas 1,5% da população.

publicidade

“Todas as vacinas atualmente aprovadas pela OMS fornecem proteção significativa contra doenças graves e hospitalização em relação a todas as variantes, incluindo a Delta. Estamos lutando contra o mesmo vírus, mas um vírus que se tornou mais rápido e mais bem adaptado para se transmitir entre nós, humanos, e essa é a mudança”, ressaltou o especialista em emergência da OMS, Mike Ryan.

Leia também!

publicidade

A epidemiologista responsável pela equipe técnica de Covid-19 na OMS, Maria van Kerkhove, informou que a variante Delta é a cepa mais transmissível da doença. A nova cepa já foi encontrada em 132 países e se tornou a variante dominante.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!