Apesar de estar com o calendário bastante avançado, a cidade de São Paulo registrou alguns dias sem vacinas nas últimas semanas. Além disso, há diversos relatos de pessoas que chegaram para tomar a segunda dose e ela não estava disponível. Apesar da orientação para os postos guardarem a segunda dose para aplicação, isso nem sempre é feito com a intenção de avançar o cronograma.

Por tanto, para tentar evitar uma ida desnecessária aos postos de vacinação, o site De Olho na Fila, da prefeitura, vai avisar quando tiver a segunda dose disponível. Como ambas precisam ser da mesma fabricante, há também a indisponibilidade de determinadas marcas em alguns locais.

publicidade
segunda dose da vacina em São Paulo
Imagem: Reprodução/De Olho na Fila

Como tomar a segunda dose em São Paulo

“É importante que a população acesse a internet e utilize mais esse recurso desenvolvido pela secretaria para otimizar o tempo das pessoas no momento da vacinação”, contou o secretário municipal da Saúde de São Paulo, Edson Aparecido no anúncio que ocorreu no começo da semana.

Lembrando que esse método é só para quem já tomou a primeira dose e precisa da segunda. Quem ainda não foi imunizado não tem como saber a marca da vacina em aplicação em um posto específico. Essa, inclusive, é uma das críticas da prefeitura, que alega que a escolha do imunizante atrasa a vacinação.

A pessoa não precisa tomar a segunda dose no mesmo local da primeira. Nesse momento, a prefeitura completa o esquema vacinal da AstraZeneca e da CoronaVac. O De Olho na Fila foi lançado para evitar filas nos postos de vacinação e informa sobre a lotação das unidades hospitalares.

Leia mais:

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!