Um relatório interno do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos afirma que a variante Delta da Covid-19 possui um grau de contágio tão alto quanto a catapora. Além disso, a Cepa tem grandes chances de causar casos graves da doença.

O documento foi divulgado pelo Washington Post e diz ainda que a variante tem maior probabilidade de romper a proteção concedida pelas vacinas, no entanto, as vezes que isso ocorreu são extremamente raras. Isso confirma a eficácia das duas doses contra a cepa.

publicidade

Basicamente, o relatório afirma que a variante Delta da Covid-19 é mais contagiosa e possivelmente mais grave que a versão padrão do vírus. Apesar disso, o CDC garante que os imunizantes são altamente eficazes para prevenir hospitalizações e mortes pela Cepa.

Nos Estados Unidos, que chegou a abrir mão do uso de máscara, o equipamento já está tendo que voltar a ser usado em locais fechados após recomendação do governo Biden. O relatório do CDC confirma a necessidade do uso de máscaras.

publicidade

Luta contra a variante Delta

“A principal coisa que muda (por causa da Delta) é que as máscaras ainda serão usadas e em países onde essa exigência foi suspensa, ela terá que ser reintroduzida”, explicou o italiano Carlo Federico Perno, chefe de Microbiologia e Imunologia Diagnóstico no Hospital Bambino Gesù de Roma, à Reuters.

A necessidade da proteção chega após uma pesquisa indicar que pessoas vacinas contaminadas com a variante Delta carregam uma quantidade muito grande de vírus no nariz e na garganta. Ou seja, mesmo que elas não tenham sintomas, podem transmitir com certa facilidade.

publicidade

Mesmo com o alto grau de contágio, a taxa de mortalidade da Cepa se mantém quase a mesma da versão original do vírus. O CDC diz que o próximo passo é “reconhecer que a guerra mudou” e manter a prevenção para evitar novos casos da doença. Lembrando que o aumento de casos de Covid-19 nos EUA acontece principalmente nos estados menos vacinados, o que confirma a eficácia dos imunizantes.

Leia mais:

publicidade

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!