Houve um crescente interesse por esportes e exercícios em torno das Olimpíadas de Tóquio e isso representa uma oportunidade para melhorar a saúde global, de acordo com a descoberta de um novo estudo da Lancet da Brown School da Washington University em St. Louis.

“As Olimpíadas e outros eventos esportivos de massa são uma oportunidade perdida de promover a saúde da população e mudanças na atividade física em todo o mundo”, comentou Rodrigo Reis, professor da Brown School e reitor associado de saúde pública. 

publicidade

O documento induz que, para capitalizar a maior atenção sobre o atletismo durante os jogos, são necessárias parcerias cuidadosas entre o comitê organizador local, o Comitê Olímpico Internacional e as agências de saúde pública nacionais e regionais para implementar a atividade física da comunidade e programas desportivos.

Não houve mudança na prevalência de atividade física ou participação em esportes, exceto para os Jogos de Verão de 2008 em Pequim e os Jogos de Inverno de 1998 em Nagano, Japão; além disso, “o aumento na participação em Nagano pode não ser atribuível aos Jogos Olímpicos, uma vez que não houve mudança na participação nos esportes de inverno”, disse Reis.

publicidade

Leia mais:

Os dados do Google Trends mostraram um aumento nas pesquisas com o termo “olímpico” imediatamente associado ao período dos jogos de Londres e mostraram um aumento sustentado peri-olímpico nas pesquisas com o termo “exercício”.

publicidade

“Fazer isso exigirá planejamento estratégico e parcerias entre o Comitê Olímpico Internacional e as agências olímpicas, esportivas e de saúde pública e uma estrutura de avaliação completa implementada durante o período pré-olímpico e pós-olímpico no país anfitrião”, comentou Reis.

A inatividade física foi descrita como uma pandemia que causa uma sequela devido às doenças não transmissíveis que, em 2013, causou 5,3 milhões de mortes e custou US $ 53,8 bilhões em todo o mundo.

publicidade

Fonte: Medical Xpress

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!