Criar conteúdo para o YouTube não é fácil, além da dificuldade na produção de vídeos, ainda existem muitas regras sobre monetizar e distribuir. Para completar, recentemente a plataforma lançou o Shorts, um modelo de vídeos curtos, semelhantes ao TikTok.
Para tentar ajudar seus criadores, o YouTube divulgou uma lista com 10 formas de monetizar o conteúdo na rede de vídeos. A plataforma diz que realizou um compilado de tudo o que foi aprendido e informa que no segundo trimestre de 2021 pagou mais aos produtores de conteúdo do que em qualquer outro ano.
10 maneiras de monetizar no YouTube
Shorts Fund
Os Shorts são a primeira forma listada. A nova ferramenta de criação de vídeos curtos está tendo um incentivo de US$ 100 milhões para ser usado entre 2021-2022. O YouTube diz que todo mês vai entrar em contato com um grupo de milhares de criadores que usam a ferramenta para financiar alguns vídeos com a verba.
Publicidade
Esse formato é o mais tradicional e é também a principal forma de monetizar no YouTube. A publicidade é onde a plataforma e os criadores mais lucram. “Os anúncios têm estado no centro das fontes de receita dos criadores e continuam a ser a principal forma de ganhar dinheiro no YouTube”, diz o texto. Nesse formato, todo anúncio exibido no vídeo tem uma porcentagem de sua receita que vai para o criador.
YouTube Premium
Assinantes Premium não assistem propagandas, mas os criadores não deixam de receber por conta disso. A maior parte da receita de assinaturas vai para parceiros do YouTube.
Clubes dos canais
Assim como outras redes sociais, o YouTube criou sua própria maneira de assinaturas. Com o Clubes dos canais os criadores podem produzir conteúdos e bônus exclusivos mediante ao pagamento de uma assinatura, cujo o preço fica a cargo de quem produz o vídeo.
Leia mais:
- Zoom paga milhões para encerrar processo por violação de privacidade; entenda
- Telegram atualiza recurso para chamadas gratuitas com até mil pessoas
- TikTok adiciona recurso de currículos e impacta apps de emprego
Super Chat
O Super Chat tornou as lives novamente populares no YouTube. Com o modelo, durante uma transmissão ao vivo, pessoas podem contribuir com quantias em dinheiro para se destacar no chat, tendo mais chances de chamar a atenção do criador.
Super Stickers
Esse modelo também é usado em lives. Dessa vez, como o nome indica, são Sickers exclusivos que podem ser comprados para serem usados no chat. O valor é repassado para o criador.
Super Obrigado
Outra forma de monetizar no YouTube é o Super Obrigado. Os espectadores podem agradecer os vídeos nos comentários contribuindo com uma quantia em dinheiro. Os pagantes receberão um comentário distinto e colorido para destacar, ao qual os criadores podem responder.
Estante de produtos
Essa é basicamente um divulgador de lojas do YouTube. O modelo permite que os canais exibam seus produtos de marca oficial diretamente em sua página de exibição na plataforma. Os criadores podem escolher entre 30 varejistas diferentes em todo o mundo.
Ticketing
Assim como a estante de produtos, o Ticketing permite a venda de conteúdo para os espectadores. Nesse caso, são ingressos para eventos presenciais ou online.
YouTube BrandConnect
Antes chamado de FameBit, o YouTube BrandConnect é outra forma de monetização e ajuda no patrocínio direto entre marcas e criadores. “Com insights, avaliados e experiência do setor para o cenário de marketing de influenciadores – conectando marcas, criadores e fãs de forma integrada”, diz a descrição.
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!