Gmail: como alterar o tempo para cancelar o envio de e-mails

Gabriel Sérvio04/08/2021 15h53, atualizada em 04/08/2021 15h54
Gmail
Reprodução: Alexey Boldin/Shutterstock.com
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Caso tenha clicado em ‘Enviar’ por acidente ou tenha simplesmente se arrependido de mandar um e-mail por algum motivo especial, saiba que o Gmail conta uma opção para te salvar. Estamos falando de um recurso chamado ‘Cancelar envio’.

Seja por ter enviado a mensagem para o contato errado, ou com algum erro ortográfico no meio do caminho, essa ferramenta oferece por padrão alguns segundos extras para o usuário interromper o envio do e-mail em questão.

Por padrão, o Gmail oferece um período de apenas cinco segundos para que você mude de ideia e cancele um envio. A boa notícia, é que dá para alterar esse parâmetro de forma simples para quem precisa de um pouco mais de tempo até se decidir.

Confira como acessar essa configuração no Gmail seguindo os passos abaixo.

Alterar o tempo para cancelar o envio de e-mails no Gmail

1. Primeiro, acesse o menu de configurações clicando no ícone de engrenagem no canto superior direito. Em seguida, clique em ‘Ver todas as configurações’.

2. Na guia ‘Geral’ (a primeira), procure pela opção ‘Cancelar envio’. Em ‘Período de cancelamento de envio’, escolha por quanto tempo deseja que o Gmail atrase o envio de e-mails. É possível escolher entre 5, 10, 20 ou 30 segundos.

3. Role a página para baixo até o rodapé e clique em ‘Salvar alterações’ para confirmar a solicitação. Agora, sempre que clicar em enviar, você verá a opção ‘Desfazer’ no canto inferior esquerdo.

Leia mais:

Vale lembrar que o alerta ficará ativo na tela conforme o tempo que você definiu antes. Se desejar, você pode clicar em ‘Desfazer’, o que redireciona automaticamente a página para a pasta de rascunhos do Gmail.

Google liberou o Workspace de graça para todos

Em meio à pandemia, o uso de ferramentas colaborativas se mostrou importante para auxiliar os profissionais no regime de trabalho remoto. Pensando nisso, o Google apresentou algumas mudanças para a sua plataforma Workspace. Desde meados de junho, a companhia de Mountain View disponibilizou a novidade de graça para todos que possuem uma conta do Google.

Contudo, para ter acesso aos serviços, é preciso ativar o Google Chat nas configurações da sua conta do Google. Para isso, dê uma olhada neste outro tutorial. Segundo a gigante de buscas, o serviço já conta com mais de três bilhões de usuários pelo mundo.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Gabriel Sérvio é formado em Comunicação Social pelo Centro Universitário Geraldo Di Biase e faz parte da redação do Olhar Digital desde 2020.