O helicóptero Ingenuity, da Nasa, vai realizar o 11º voo em Marte. A agência espacial norte-americana espera levantar voo na manhã do dia 5 de agosto, próxima quinta-feira, com expectativa de partida no começo da madrugada, à 1h50 (horário de Brasília).

Essa é a continuação de uma missão amplamente bem sucedida da Nasa, que previa apenas cinco voos em caráter de teste, mas que não apenas se encaminha para superar o dobro desse objetivo, como já expandiu seu próprio escopo.

Leia também

O helicóptero Ingenuity, que fará seu 11º voo em Marte, é mostrado na imagem com o rover Perseverance ao fundo
O Ingenuity, helicóptero da Nasa, vai realizar seu décimo primeiro voo em Marte, segundo comunicado de atualização da Nasa. Imagem: Nasa/Divulgação

Inicialmente, o Ingenuity faria cinco voos em caráter vertical (ou seja, subiria em linha reta e pousaria no mesmo local). Desde o nono voo, porém, a Nasa decidiu usá-lo para navegação aérea a fim de observar áreas de difícil acesso pelo solo. O helicóptero trabalha em conjunto com o veículo de exploração terrestre — ou “rover” — Perseverance.

publicidade

Ambos estão inseridos na Cratera Jezero, uma região de Marte onde o rover deve coletar diversas amostras em busca de sinais de vida antiga no planeta vermelho. O Ingenuity chegou em Marte acoplado na barriga do Perseverance em 18 de fevereiro deste ano, fazendo seu primeiro voo em abril.

Se a previsão se confirmar, o Ingenuity fará seu 11º voo, subindo para uma altura de 12 metros e se dirigindo a um novo campo de pouso localizado a quase 400 metros (m) de distância do ponto de partida. Ao todo, o voo deve durar em torno de dois minutos.

O objetivo é apenas fazer o helicóptero Ingenuity chegar a esse novo campo de pouso, mas a Nasa já adiantou que ele fará algumas novas fotos durante o trajeto.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!