O helicóptero Ingenuity da Nasa ultrapassou um marco importante no último sábado (24): a marca de 1 milha (1,6 km) percorrida em distância no seu décimo voo enquanto sobrevoava uma região rochosa de Marte chamada “Raised Ridges”.

O voo recente foi o mais desafiador para o Ingenuity. O pequeno helicóptero também bateu outro recorde de altura, alcançando uma altitude máxima de 40 pés (12 m). O voo inteiro, da decolagem ao pouso, durou 165,4 segundos, o que equivale a pouco menos de 3 minutos.

Sombra do helicóptero Ingenuity da Nasa na superfície de Marte
Sombra do helicóptero Ingenuity da Nasa na superfície de Marte em seu décimo voo. Imagem: NASA / JPL-Caltech/Reprodução

Durante a exploração, a Ingenuity registrou imagens que podem ajudar os cientistas no estudo das rochas do planeta vermelho. Uma missão que deve ser reforçada em breve por uma visita do rover Perseverance. Segundo os gerentes da missão, Raised Ridges é uma área intrigante de Marte, por isso, eles consideram visitar novamente a area com o rover no futuro.

Agora, o Ingenuity ficará estacionado em um dos campos de aviação em Marte enquanto os cientistas da missão examinam suas imagens e dados coletados no último voo.

publicidade

Leia mais:

Originalmente projetado para voar quatro vezes em Marte, o Ingenuity foi o primeiro veículo a tentar um voo motorizado em outro planeta. O helicóptero de 1,8 kg chegou até Marte no rover Perseverance em fevereiro.

Movido a energia solar, o helicóptero completou sua missão principal em abril, com a NASA decidindo estender suas operações. Nesta nova fase, o Ingenuity será usado para reconhecimento de pontos interessantes para avaliação posterior do rover Perseverance.

Sabre de luz fotografado em Marte?

Um dos tópicos do momento nas redes sociais é uma foto capturada pela sonda espacial Perseverance em Marte. Na imagem, é possível ver um pequeno objeto em destaque enterrado no solo. A curiosidade, fica por conta da sua semelhança com a base de um dos sabres de luz da franquia “Star Wars”.

Segundo a Nasa o objeto é uma broca que faz parte da missão da agência em Marte. Imagem: @NASAPersevere / Twitter/Reprodução

Através do perfil oficial do Perseverance no Twitter, a Nasa explicou o que era. A agência revelou que o objeto nada mais é do que uma broca instalada no solo. O “sabre de luz” será usada para coletar amostras, o que pode ajudar os pesquisadores na busca por pistas escondidas nas rochas do planeta vermelho.

Fonte: Space

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!