O Twitter anunciou neste quinta-feira (8) uma novidade para o Twitter Spaces. Agora, além do anfitrião, as salas de áudio poderão ter mais dois apresentadores e até 10 palestrantes, que serão convocados por meio de convites na plataforma. A ferramenta irá expandir a dinâmica dos bate-papos e tem o objetivo de deixar as salas mais organizadas.

De acordo com o comunicado da empresa, “os coanfitriões poderão ajudar a convidar palestrantes, gerenciar solicitações, remover participantes, fixar Tweets e muito mais”, tendo a função de gerenciar as salas.

publicidade

A atualização chega enquanto o Twitter se despede do Fleets, ferramenta que, diferente do Spaces, não teve tanta aceitação do público e, por isso, foi removida da plataforma. Outro fato curioso -ou nem tanto-, é que a novidade se assemelha ao mesmo update feito recentemente pelo TikTok, que também inseriu a possibilidade de adicionar anfitriões de confiança para gerenciar as transmissões ao vivo e com autonomia para silenciar e bloquear usuários que desrespeitarem os criadores de conteúdo.

Na verdade, o “copia e cola” entre as redes sociais não é uma novidade e segue cada vez mais acirrada – e sem disfarces. O Twitter copiou a ideia de salas de áudio do Clubhouse. Já o TikTok anda testando um recurso igual aos Stories do Instagram, que por sinal, copiou a ferramenta do Snapchat. Hoje, o WhatsApp e Facebook também possuem o recurso de publicações que somem em 24 horas – que se trata da mesmo ferramenta excluída pelo Twitter (o Fleets).

A briga por quem oferece mais ferramentas aos usuários é compreensível. No entanto, a repetição acaba não diferenciado uma plataforma da outra e “empapuçando” o usuário que com tantas funcionalidades iguais, acaba por não conseguir gerenciar todas ou ainda pior, perde o interesse pelo produto. Que na verdade, não é tão novidade assim.

Vale lembrar que, não é por se tratar de uma cópia que o produto não vá funcionar. Exemplo disso é o Reels, que o Instagram copiou do TikTok e, até o momento, tem funcionado relativamente bem na rede social.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!