Cigarros eletrônicos aumentam o risco de doenças em não fumantes

Por Matheus Barros, editado por Tamires Ferreira 09/08/2021 18h13, atualizada em 09/08/2021 18h40
Ilustração de cigarro eletrônico
Cigarro eletrônico. Créditos: Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Uma pesquisa realizada pela Universidade da Califórnia em Los Angeles, nos Estados Unidos, apontou o risco que os cigarros eletrônicos oferecem a pessoas não fumantes.

De acordo com o estudo, uma sessão de vaporização com os famosos cigarros eletrônicos aumenta significativamente o estresse oxidativo celular, que ocorre quando o corpo tem um desequilíbrio entre radicais livres, moléculas que causam danos às células, e antioxidantes.

Mão segurando um vape com fumaça saindo do bico do equipamento
Cigarros eletrônicos aumentam o risco de doenças em não fumantes. Imagem: Amani A/Shutterstock

A autora do estudo, Holly Middlekauff, afirmou que com o passar do tempo o desequilíbrio dos radicais livres podem causar graves doenças cardiovasculares, pulmonares e neurológicas, como o câncer.

Os pesquisadores analisaram 32 homens e mulheres com idades entre 21 e 33 anos. Eles foram separados em três grupos: 11 não fumantes, 9 fumantes regulares de cigarros de tabaco e 12 fumantes regulares de cigarros eletrônicos.

Após uma sessão de 30 minutos de vaporização com os dispositivos eletrônicos que liberam nicotina com aroma e outros produtos químicos em forma de vapor, foi possível notar que os não fumantes apresentaram um estresse oxidativo quatro vezes maior que outros.

“Esta breve sessão de vaporização não foi diferente do que eles podem experimentar em uma festa, mas os efeitos foram dramáticos”, disse Middlekauff ao relatar que ficou surpresa com os resultados.

Leia também!

“Embora haja uma percepção de que os cigarros eletrônicos são mais seguros do que os cigarros de tabaco, essas descobertas mostram de forma clara e definitiva que não existe um nível seguro de vaporização”, alertam os pesquisadores.

Atualmente, existe uma grande preocupação com a popularização dos cigarros eletrônicos entre os jovens do ensino médio. Segundo o Medical Xpress, uma pesquisa aponta que um em cada três estudantes relatou já ter experimentado o dispositivo.

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Matheus Barros
Redator(a)

Formado em Jornalismo pela FIAM FAAM, Matheus Barros iniciou seu trabalho em redação jornalística no portal da RedeTV! e hoje atua como repórter de Internet e Redes Sociais do Olhar Digital.

Tamires Ferreira
Redator(a)

Tamires Ferreira é jornalista formada pela Fiam-Faam e tem como experiência a produção em TV, sites e redes sociais, além de reportagens especiais. Atualmente é redatora de Hard News no Olhar Digital.