O Facebook anunciou, nesta sexta-feira (13), que está adicionando criptografia de ponta-a-ponta para melhorar a segurança de chamadas de voz e vídeo no Messenger. Alguns usuários, não especificados pela empresa, também já podem conferir outros recursos de teste relacionados à privacidade na plataforma. Em breve, o recurso estará disponível também em DMs no Instagram.

Segundo o The Verge, não é a primeira vez que o Facebook oferece criptografia de ponta-a-ponta (ou E2EE) para seus usuários. O recurso, que garante certa segurança para a troca de mensagens, foi lançado no Messenger em 2016, mas para mensagens de texto, com a opção “conversa secreta”. A privacidade acontece porque a criptografia impede que qualquer pessoa, exceto o remetente e o receptor, veja os dados da conversa.

publicidade

Agora, a empresa de tecnologia amplia o recurso já conhecido por usuários do Messenger para oferecer proteção às chamadas de voz e vídeo. De acordo com o Facebook, a iniciativa de melhorar as políticas de segurança para esse tipo específico de mensagem surgiu devido ao aumento de interesse do público por ligações, já que o aplicativo recebe atualmente mais de 150 milhões de chamadas de vídeo por dia.

Imagem mostra um homem usando um notebook, com o foco no teclado, que tem ilustrações flutuantes simbolizando senhas e um cadeado
Criptografia de ponta-a-ponta já é utilizada em alguns aplicativos do Facebook. Agora, a plataforma anuncia a inclusão do recurso de segurança também para as chamadas de áudio e vídeo no Messenger. Imagem: Song_about_summer/Shutterstock

O WhatsApp, aplicativo de mensagens do Facebook, também já conta com a segurança E2EE. Dessa maneira, a empresa aparentemente quer que a medida de segurança se torne o “padrão de indústria” dos serviços de mensagens oferecidos por eles. 

publicidade

Ademais, existem rumores de que o Facebook poderia lançar um sistema unificado de criptografia de ponta-a-ponta para sua rede de aplicativos, mas até agora isso não aconteceu. Entretanto a empresa já anunciou novos testes para ampliar o recurso de privacidade para as DMs do Instagram, embora não tenha definido uma data para o lançamento da novidade.

Outros testes para melhorar a performance do Messenger estão em andamento em sua versão beta. A experimentação consiste em uma opção de bate-papo em grupo protegido por E2EE e também um suporte para os controles não criptografados já existentes no Facebook, sobre o contato de pessoas que não fazem parte da rede de amigos, por exemplo.

publicidade

Leia mais:

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!