YouTuber publica vídeo experimentando raro protótipo do iMac G3

Versão “Bondi Blue” do antigo computador da Apple traz hardware diferente daquela que chegou às lojas, mas não foi aprovada pelas autoridades
Rafael Arbulu13/08/2021 10h55
1098px-IMac_G3_Bondi_Blue_three-quarters_view.png
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O youtuber “Krazy Ken”, do canal Computer Clan, colocou suas mãos em um “insanamente raro” protótipo do iMac G3, conhecido como “Bondi Blue”. O modelo nunca chegou a ser oferecido pela Apple no varejo e conta com algumas diferenças de hardware em relação à versão comercializada em 1998.

No vídeo abaixo, infelizmente, não vemos o computador ser ligado – Ken disse que ele não está em pleno funcionamento, mas que vem trabalhando com outros especialistas em informática para consertar isso (ele nomeia, especificamente, outro youtuber – Steve “Mac84”, dono do canal homônimo, especializado em computadores antigos da Maçã).

Leia também

Apesar de não ligar, o youtuber ainda consegue discutir alguns dos detalhes que diferenciam esse modelo da versão de varejo, como a placa mãe amarela (no varejo, ela era verde, e outros computadores da empresa). Outro detalhe é no visual: apesar de serem virtualmente idênticos, o protótipo Blue Bondi não é tão translúcido quanto a versão de varejo.

O iMac G3 foi um sucesso comercial para a Apple – seu primeiro depois de sucessivas falhas que levaram a empresa à beira do colapso. Ele foi lançado durante a segunda gestão de Steve Jobs, co-fundador da empresa, que havia retornado interinamente ao cargo de CEO após ter sido removido anos antes. O impacto visual foi o primeiro atrativo para o consumidor: na época, os computadores pessoais seguiam o antigo padrão branco, sem uso de cores distintas.

Ele também foi o primeiro computador a oferecer saídas USB como padrão – algo que toda a indústria viria a adotar anos mais tarde. Outro ponto – que gerou controvérsia – foi o abandono completo da entrada para disquetes. A Apple argumentou que CD-ROMs e a internet os tornaram obsoletos, mas alguns fabricantes terceirizados passaram a oferecer drives do tipo no mesmo esquema visual do computador, para usuários que ainda os quisessem usar.

Originalmente, o iMac G3 foi desenhado por Danny Coster, com o icônico Jony Ive, que deixou a Apple em 2019, também trabalhando nele.

No vídeo do protótipo do iMac G3 Bondi Blue, você consegue até mesmo enxergar os adesivos que denunciam o caráter experimental do aparelho. Alguns, inclusive, mostram que o modelo não tinha a aprovação da Comissão Federal de Comunicações (FCC) dos EUA.

Vale lembrar, porém, que a Apple chegou a vender um iMac “Bondi Blue” – virtualmente igual ao modelo do vídeo, mas com o hardware interno mais próximo da versão comum do varejo.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Jornalista formado pela Universidade Paulista, Rafael é especializado em tecnologia, cultura pop, além de cobrir a editoria de Ciências e Espaço no Olhar Digital. Em experiências passadas, começou como repórter e editor de games em diversas publicações do meio, e também já cobriu agenda de cidades, cotidiano e esportes.