Acidentes com piloto automático em carros da Tesla serão investigados

Agência dos EUA investiga 11 acidentes de carros da Tesla, causando 17 feridos e uma vítima fatal, com o piloto automático como causa suspeita
Por Fábio Marton, editado por André Lucena 16/08/2021 14h00, atualizada em 16/08/2021 15h33
Imagem mostra a logomarca da Tesla em uma fachada na Ucrânia
Imagem: Vitaliy Karimov/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A National Highway Traffic Safety Administration (“Administração Nacional de Tráfego Rodoviário”), maior agência de segurança veicular dos EUA, está lançando uma investigação contra a empresa de Elon Musk. A acusação é que os acidentes estão sendo causados pelo piloto automático dos carros elétricos da Tesla. É algo que já causou alguns incidentes notórios.

A agência vai investigar os Modelos Y, X, S e 3, produzidos entre 2014 e 2021, numa frota total de 765 mil carros circulando hoje.

Acidente com carro da Tesla no piloto automático, em abril de 2021. Imagem: Scott J. Engle/TWSJ

“A maioria dos incidentes ocorreu após o anoitecer as cenas dos acidentes incluíram medidas de socorro, como luzes de veículos de emergência, sinalizadores e uma placa com uma seta iluminada, e também cones de sinalização”, diz o relatório. A suspeita da NHTS é de que o piloto automático da Tesla esteja se confundindo com essas luzes, acreditando que veículos de segurança parados estão em movimento.

Fácil demais de ligar

Uma outra preocupação investigadores é sobre a facilidade com que o piloto automático pode ser ativado. Ele exige que os usuários mantenham as mãos no volante, mas é possível tapear o sistema apenas tocando o volante de tempos em tempos. O sistema também é planejado somente para ser usado em estradas, mas pode ser ativado na cidade. Em maio deste ano, um homem, foi preso andando no banco de trás com seu Tesla no piloto automático, sem chegar a causar um acidente.

Ano passado, a Agência já havia se manifestado sobre os acidentes desse tipo, dizendo que o sistema de monitoramento de engajamento do motorista – isto é, o que testa se ele está prestando atenção – é “ineficiente”. Na ocasião, o chefe da agência, Robert L. Sumwalt, afirmou que “É hora de parar de permitir a motoristas em qualquer veículo parcialmente automatizado fingirem que tem carros que dispensam motorista”.

O relatório tem o potencial para obrigar a Tesla a fazer recall de todos os seus veículos dos modelos afetados.

Com informações de The New York Times

Redator(a)

Fábio Marton é redator(a) no Olhar Digital

André Lucena
Ex-editor(a)

Pai de três filhos, André Lucena é o Editor-Chefe do Olhar Digital. Formado em Jornalismo e Pós-Graduado em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte, ele adora jogar futebol nas horas vagas.