O prazo para declarar o Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (DITR) de 2021 começa nesta segunda-feira (16). Qualquer pessoa que tenha uma propriedade em zona rural, seja para uso próprio ou profissional, precisa apresentar as contas para a Receita Federal. A exceção são aquelas que possuem isenção.

O prazo de entrega do DITR começa nesta segunda e vai até 30 de setembro. Caso perca, a pessoa vai ter que pagar multa de 1% por mês de atraso. O imposto pode ser pago em até quatro parcelas mensais, que não podem ter valor inferior a R$ 50. Se a cobrança total for menor que R$ 100, deverá ser paga de uma vez.

publicidade

Segundo o governo federal, “está obrigado a apresentar a DITR referente ao exercício de 2021 a pessoa física ou jurídica proprietária, titular do domínio útil ou possuidora a qualquer título, inclusive a usufrutuária”. Além disso, quem deixou de ter uma propriedade entre o dia 1º de janeiro de 2021 e a data na qual apresentou o imposto precisa pagar um valor referente ao período.

Leia mais:

A declaração do imposto sobre propriedade rural deve ser feita pelo Programa Gerador da Declaração do ITR no site da Receita Federal. O pagamento do imposto pode ser feito por transferência bancária apenas nos bancos autorizados ou por meio de uma guia do Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF).

Veja como enviar sua declaração do imposto sobre propriedade rural:

  1. Primeiro é preciso acessar a página do Programa Gerador de Declaração no site da Receita Federal. Lá vai ser possível instalar o programa para fazer o preenchimento.
  2. Depois de instalar o programa e preencher os dados pedidos na plataforma, basta enviar o arquivo finalizado até entre às 5 da manhã e 1 da madrugada do dia seguinte. Para evitar, é preciso acessar a plataforma ReceitaNet.
  3. Após isso, é possível acompanhar a situação do imposto sobre propriedade rural no site da receita, ao clicar em “consultar extrato da declaração”. Se houver alguma irregularidade, o usuário vai ser informado e deve corrigir os problemas e enviar uma nova declaração.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!