O Strava é um aplicativo gratuito voltado para atletas, que registra e contabiliza todas as atividades físicas realizadas pelo usuário. Informações como distâncias percorridas, volume de treinamento e até um demonstrativo do seu ‘nível fitness de ser’.

O app ficou anda mais conhecido com a chegada da pandemia da Covid-19, que forçou o distanciamento social e o fechamento de academias, resultando em mais pessoas treinando ao ar livre.

publicidade

O programa também funciona como uma espécie de rede social, onde é possível fazer publicações do seu progresso e se conectar aos amigos que possuem o app por meio de uma integração com o Facebook.

Além disso, também é possível competir com esses amigos a partir dos desafios do Strava, onde você pode criar gratuitamente até três desafios em grupo, o qual vamos te ensinar a fazer no tutorial abaixo.

Vale lembrar que a versão gratuita do app possui limitações, sendo necessário assinar o plano mensal de R$ 10 para ter acesso a mais funcionalidades e relatórios completos.

Como criar um desafio no Strava?

1. Abra o app, clique na aba “Grupos” e depois em “Crie um desafio em grupo”;

2. Na próxima tela, escolha o tipo do desafio, entre “Atividade total”, que irá considerar uma atividade como um todo (englobando dados como distância, tempo e elevações durante o desafio); “Esforço mais rápido”, que identifica o melhor participante em termos de tempo de corrida; e “Atividade mais longa”, a qual contabiliza quem percorreu a maior distância entre os atletas.

Para o nosso teste, selecionamos quem irá fazer o “Esforço mais rápido”;

3. Nos próximos passos, serão definidos a distância que os atletas precisarão percorrer, o tipo de esporte – se da forma tradicional, virtual ou com cadeira de rodas – e a data de início e término para realizar o desafio;

4. Adicione também um nome ao desafio e uma descrição. Nesta etapa você pode tanto brincar e tornar o jogo mais divertido, como adicionar regras e observações para a atividade. Ao finalizar, clique em “Criar”;

5. Agora é a hora de convidar os amigos! Clique em “Convidar atletas” e depois em “+” para adicionar os amigos que você quer desafiar.

Vale ressaltar que, para conseguir enviar convites, é necessário que você tenha seguidores no Strava, ou seja, tenha amigos na rede social.

Após enviar o convite e o usuário aceitar – ou não –, as notificações aparecerão nas abas “Aceito” e “Pendentes”;

Leia mais!

Prontinho! Agora você já sabe como desafiar seus amigos pelo Strava. O aplicativo faz o comparativo entre os atletas de forma automática, disponibilizando para todos a classificação.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!