Embora Maki Kaji não tenha necessariamente inventado o jogo, ele é creditado como “pai do Sudoku” por cunhar o nome do quebra-cabeças numérico amado por milhões de pessoas e popularizá-lo não somente no Japão, mas em todo o mundo. Na noite desta segunda-feira (16), infelizmente, foi comunicado que o japonês faleceu após ser vítima de câncer, aos 69 anos.

A informação foi oficializada pela editora Nikoli, que explicou que “Kaji faleceu de câncer do ducto biliar em sua casa, no dia 10 de agosto”. Uma cerimônia em sua homenagem será celebrada em uma data que ainda será definida. “Ele era conhecido como o ‘pai do Sudoku’ e foi amado pelos fãs dos quebra-cabeças ao redor do planeta”, afirmou a publicação. “Estamos gratos do fundo de nossos corações pela tutela demonstrada ao longo de sua vida”.

Kaji retrabalhou os quebra-cabeças numéricos existentes para criar o que se tornaria o ‘Sudoku’, de acordo com o site Kotaku. Originalmente chamado de ‘Number Place’, o nome do jogo é uma abreviação de “Suji wa Dokushin ni Kagiru”, que significa “os números devem permanecer únicos”. De acordo com dicionário Oxford English, o artista foi o primeiro a introduzir a palavra na língua inglesa.

sudoku
Maki Kaji, conhecido como ‘pai do Sudoku’, morre aos 69 anos. Imagem: yilmazsavaskandag/Shutterstock.com

O conceito utilizado em ‘Sudoku’, uma espécie de palavra cruzada com números de 1 a 9, foi originalmente desenvolvido por pelo matemático suíço Leonhard Euler, no século XVIII. Contudo, algo mais próximo da versão moderna do jogo, o ‘Number Place, foi criado pelo arquiteto estadunidense Howard Garns, cujos quebra-cabeças chegaram a serem publicados na edição de maio da revista Dell Pencil Puzzles and Word Games, em 1979.

publicidade

Um ano depois, Kaji fundou a primeira revista de quebra-cabeças do Japão, Nikoli (mesmo nome da editora), que começou a publicar os mesmos quadros quatro anos depois, mas agora com o nome de ‘Sudoku’. O jogo se tornou muito popular no Japão, mas foi apenas em meados dos anos 2000 que o puzzle adquiriu fama global, graças a um neozelandês que morava no país.

Leia mais:

Fascinado pelo jogo, ele levou o conceito a um jornal do Reino Unido, que começou a serialização dos quebra-cabeças em 2004. No ano seguinte, o game educacional da Nintendo ‘Brain Age’ ajudou a alimentar a febre ao apresentar o jogo como “um exercício para manter a massa cinzenta ágil”. A partir daí, livrarias e bancas de jornais do mundo inteiro não pararam mais de vender publicações com ‘Sudoku’.

Kaji declarou à BBC em 2007 que criar um novo jogo foi como “encontrar um tesouro”. “Não quero ser apenas o ‘pai do sudoku”, disse ele em entrevista. “Eu gostaria de espalhar a diversão dos quebra-cabeças até ser conhecido como a pessoa que estabeleceu o gênero no Japão”. Bem, isso ele com certeza fez…

Fonte: Kotaku

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!