O Facebook anunciou a criação de um dispositivo de protocolo NTP baseado em código aberto. De acordo com a empresa, o protótipo foi desenvolvido por dois engenheiros para substituir dispositivos similares que já existem no mercado e eram utilizados em projetos da rede social.

O que garante a sincronização do horário de um sistema operacional em diferentes aparelhos é um dispositivo conhecido como NTP – Network Time Synchronization. Na prática, ele é um chip a alinhar o relógio de um dispositivo em relação ao seu servidor de origem. É assim que acontece a sincronia de aparelhos eletrônicos como computadores, smartphones, assistentes pessoais e relógios.

publicidade

Apesar de algo relativamente simples, os engenheiros do Facebook explicam que a criação de um dispositivo próprio surgiu da necessidade em realizar ajustes constantes nos relógios dos seus dispositivos para testes de novos produtos da plataforma. De acordo com Oleg Obleukhov, um dos responsáveis pelo projeto, sempre que alguma modificação no horário de dispositivos precisava ser feita, era preciso acionar a burocracia entre empresas para que as fabricantes dos NTPs alterassem o sinal enviado.

Leia mais:

Facebook desenvolveu o projeto em PCI Express

Para a criação do seu NTP, os engenheiros do Facebook adaptaram um leitor de cartões SD conectado a uma placa PCI Express, o tipo de conexão padrão da maioria dos dispositivos eletrônicos, o que permite a sua utilização desde placas mãe de desktops, projetos em arduinos, entre outros.

De acordo com Obleukhov, o protótipo foi criado por ele e seu parceiro Ahmad Byagowi em um iPad. “Tudo começa a partir de um receptor GNSS que fornece a hora do dia (ToD) e também 1 pulso por segundo (PPS). Quando o receptor é apoiado por um oscilador de alta estabilidade, ele pode fornecer um tempo com precisão de nanossegundos. O tempo é entregue pela rede por meio de uma placa plug and play”, escreveram os dois engenheiros.

Facebook anuncia a criação de dispositivo NTP em código aberto. Divulgação: Facebook
Dispositivo baseado em código aberto pode ser criado com conexão PCI Express. Divulgação: Facebook

Importância do código aberto

Ainda de acordo com os engenheiros do Facebook, houve uma preocupação desde o início do projeto para que o NTP fosse baseado em código aberto. Isto é, disponibilizado para que a comunidade de programadores realize melhorias e utilizem a base destes estudos em outros projetos. Os arquivos podem ser conferidos na comunidade Open Computer Project.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!