Facebook: postagens sobre política não são as mais populares na plataforma

Lucas Soares18/08/2021 19h21, atualizada em 18/08/2021 19h38
Rede social de Donald Trump
Evan El-Amin/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Um novo relatório do Facebook sugere que as publicações mais populares na rede social não são sobre política. O “Relatório de conteúdo amplamente visto” mostra o conteúdo mais visto no segundo trimestre de 2021 nos Estados Unidos.

Segundo o documento, ao contrário do que indicam ferramentas de dados, como o CrowdTangle, que pertence ao próprio Facebook, engajamento político não é o que faz mais sucesso na plataforma. Os números são surpreendentes, já que a grande polarização política nos EUA, intensificada a partir da disputa presidencial de 2016, era apontada como responsável por boa parte das postagens mais vistas na rede social.

No relatório, inclusive, não estão presentes páginas sobra política, o Facebook revelou que os domínios com melhores desempenhos em postagens públicas são alguns como YouTube, Amazon, Unicef, GoFundMe, Spotify e TikTok. Ainda aparecem sites de esportes, lojas online e um gif de gato do Tumblr como os links mias clicados.

Facebook e postagens com política

Já com relação as páginas públicas, o destaque fica para a Unicef, o site de animais The Dodo, LADbible e Sassy Media. “Muitas das páginas mais vistas se concentraram no compartilhamento de conteúdo sobre animais de estimação, culinária, família e conteúdo viral identificável”, escreveu o Facebook no comunicado.

As postagens individuais mais vistas, ou seja, aquelas postadas por perfis e não páginas, são as que pedem a interação de usuários, acompanhadas e textos e piadas. Um caso curioso é e uma publicação de um caça-palavras, que pede para os usuários acharem palavras escondidas em um amontoado de letras.

Leia também!

“Existem algumas lacunas nos dados que estão sendo usadas ​​hoje, e a narrativa que surgiu está simplesmente errada”, disse o vice-presidente de integridade do Facebook, Guy Rosen, durante uma entrevista coletiva com repórteres. “CrowdTangle é focado na interação, CrowdTangle tem apenas um conjunto limitado de certas páginas, grupos e contas. Estamos criando um relatório que fornece uma visão ampla e uma representação precisa do que realmente são as experiências das pessoas em nossa plataforma”, completou.

É importante destacar que o Facebook avaliou apenas postagens públicas nesse relatório, sem incluir publicações limitadas ou em grupos, que também são ambientes engajados com política. A empresa também disse que mais da metade das postagens que os usuários veem em seus feeds de notícias vêm de seus familiares e amigos, não de páginas ou grupos que eles seguem.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.