Os pesquisadores liderados pelo Prof. Lin Wenchu ​​do Laboratório de Alto Campo Magnético, em colaboração com o Prof. Shan Ge e o Prof. Associado Hu Shanshan da Universidade de Ciência e Tecnologia da China, sugeriram um mecanismo em que um circRNA, chamado circURI1, exerce um efeito antimetastático por meio do sequestro de hnRNPM para modular o splicing alternativo no câncer gástrico.

O câncer gástrico é o quinto tumor maligno mais comum e a terceira causa de morte por câncer em todo o mundo, em grande parte devido à presença de disseminação metastática nos pacientes. Os RNAs circulares (circRNAs) são uma classe de moléculas de RNA de fita simples fechada covalente natural, que emergiram como reguladores-chave de cânceres humanos.

Leia mais:

Com isso, os pesquisadores realizaram o perfil de circRNA de câncer e identificaram circURI1 com expressões mais altas em comparação com os tecidos não tumorais correspondentes. Além disso, os estudos de perda de função e ganho de função revelaram que o circURI1 reprimiu a migração e invasão celular in vitro e a metástase.

publicidade

Sendo assim, o estudo fornece uma nova perspectiva sobre a base molecular da metástase do câncer por circRNAs e sugere que o circURI1 é um alvo potencial para o diagnóstico e tratamento do câncer gástrico .

Fonte: Medical Xpress

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!