A startup sueca Volta Trucks anunciou que vai conduzir os primeiros testes para avaliação do protótipo Volta Zero. Anunciado no fim do ano passado, o Volta Zero é o primeiro caminhão 100% elétrico do mundo a ser projetado especialmente para logística urbana. O veículo pesa 16 toneladas e possui autonomia para rodar de 150 a 200 quilômetros entre recargas.
Os testes para o primeiro protótipo do Volta Zero, anunciado em junho deste ano, serão realizados no parque tecnológico da Horiba Mira, em Nuneaton, norte da Inglaterra. O protótipo já terá o chassi e a unidade de potência que serão utilizados no modelo de produção. Além disso, serão testados a bateria de alta tensão e o conjunto com motor elétrico, transmissão e eixo traseiro.
Vídeo relacionado
“Trabalhamos em ritmo acelerado para garantir que possamos levar ao mercado veículos comerciais 100% elétricos com emissão zero, pois nossos clientes exigem veículos assim o mais rápido possível”, disse Ian Collins, diretor de produtos da Zero Trucks. “Ter alcançado este momento marcante em apenas oito meses [desde o lançamento do Zero] é um grande exemplo do nosso trabalho ágil e flexível.”
Chamado de “Volta Minus One” pelos engenheiros de desenvolvimento — por ser o percursor do Zero —, o protótipo terá uma carroceria para proteger o piloto de testes de detritos na pista, principalmente quando o veículo estiver em alta velocidade.
Outra diferença é que, em vez da carga traseira, o modelo de testes terá uma plataforma para os engenheiros posicionarem cargas de diversos tamanhos para testar a capacidade do caminhão. Vale lembrar, aliás, que o visual do caminhão elétrico, como você pode ter visto pelo vídeo, remete mais ao de um ônibus de frota do que um veículo pesado.
![Protótipo do Volta Zero, primeiro caminhão elétrico da Volta Trucks](https://img.odcdn.com.br/wp-content/uploads/2021/08/volta-trucks-2.jpg)
Próximos passos
Na segunda fase de testes, a Volta Trucks levará o protótipo e as especificações derivadas para lugares como o Círculo Polar Ártico e o sul da Europa. De acordo com a empresa sueca, a ideia é que os modelos de produção sejam testados em condições adversas para oferecer “a durabilidade e a confiabilidade esperadas por operadores de frotas e proprietários de veículos”. A partir daí, empresas que se inscreveram para testar e adquirir os caminhões poderão avaliar o modelo.
A Volta projeta que, com o ingresso do caminhão elétrico Zero no mercado, cerca de 1,2 milhão de toneladas de CO2 sejam expelidos do ambiente até 2025. A produção em grande escala está prevista para ter início no fim de 2022.
![Imagem em 3D do Volta Zero, primeiro caminhão elétrico da Volta Trucks](https://img.odcdn.com.br/wp-content/uploads/2021/08/volta-trucks-1.jpg)
Leia mais:
- 100% brasileiro: novo caminhão elétrico da VW chama atenção mundial pela eficiência
- Caminhão elétrico brasileiro da Volkswagen chama atenção do mundo por custo-benefício
- Tesla Semi: caminhão elétrico está finalmente prestes a entrar em produção
Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!