O ator japonês de filmes de ação Shinichi “Sonny” Chiba, faleceu nesta quinta-feira (19), aos 82 anos, vítima de complicações causadas pela infecção da Covid-19. O artista marcial começou sua carreira na década de 1960, e participou de mais de 200 produções, entre filmes e séries, inclusive algumas no Ocidente, como ‘Kill Bill’ e ‘Velozes & Furiosos: Desafio em Tóquio’.

De acordo com o site Oricon News, Chiba estava hospitalizado desde o último dia 8 com um diagnóstico de pneumonia, que foi agravado por uma infecção pelo novo coronavírus. Deixa três filhos, Juri Manase, Gordon Maeda e Mackenyu Arata, que também trabalham na indústria cinematográfica japonesa.

publicidade

Leia também:

Nascido em Fukuoka em 22 de janeiro de 1939 como Sadaho Maeda, Chiba começou seus estudos em artes marciais na Nippon Sports Science University em 1957. Ele estudou com o mestre de caratê Masutatsu “Mas” Oyama e ganhou a faixa preta de primeiro grau em 1965. Porém, uma lesão nas costas encerrou sua carreira como atleta – mas abriu portas para o entretenimento.

publicidade

Ainda na década de 1960, Chiba começou a atuar em algumas das primeiras séries de tokusatsu, como ‘Seven Color Mask’. Alguns anos depois, Chiba teve a oportunidade de interpretar seu mestre Oyama na trilogia de filmes ‘Champion of Death’, ‘Karate Bearfighter’ e ‘Karate for Life’. Em 1984, ele recebeu a faixa preta de quarto grau, com especialidade em caratê Kyokushin. O ator também foi faixa-preta em ninjutsu, shoreinji kempo, judô, kendo e caratê goju-ryu.

Chiba alcançou fama internacional após o lançamento em inglês de ‘The Street Fighter’ (não confundir com o jogo, que viria anos depois) pela New Line Cinema em 1974. Além do seu trabalho como ator, Chiba é conhecido por fundar o Japan Action Club, mais tarde renomeado para Japan Action Enterprise (JAE), uma agência que treina atores e dublês de artes marciais. Entre seus alunos, está Hiroyuki Sanada, de ‘Westworld’ e ‘Mortal Kombat’.

publicidade

Em ‘Kill Bill: Volume 1’, dirigido por Quentin Tarantino, Chiba interpretou o lendário espadachim Hattori Hanzo, que sai da aposentadoria para fabricar a lâmina usada pela personagem de Uma Thurman. Em ‘Velozes & Furiosos: Desafio em Tóquio’ Chiba interpreta Kamata, um chefe da Yakuza e tio do principal antagonista Takashi (Brian Tee). Antes da pandemia, ele estrelou um filme intitulado ‘Outbreak Z’, com Jesse Ventura e Wesley Snipes. Seu último filme, ainda a ser lançado, é ‘Bond of Justice: Kizuna’, dirigido por Ryuji Yamakita.

Via: Variety