Há tempo suficiente sabemos que os jogos trazem benefícios à saúde, como a forma que ajudam a desenvolver habilidades visuais-espaciais, resolução de problemas e até auxiliam na melhora de capacidade cognitiva, mas um novo estudo sugeriu que ser um jogador também pode ajudar a queimar gordura. Aparentemente, duas horas de jogatina em frente ao videogame ou PC tem o mesmo gasto calórico que fazer mil abdominais seguidos.

O estudo – realizado por uma plataforma de esportes chamada Stakester, que permite aos usuários ganharem dinheiro e prêmios jogando – aponta que os players masculinos perderam 420 calorias em uma sessão de jogo de 120 minutos. Isso, de acordo com empresa, é o equivalente a fazer 1000 abdominais. No mesmo tempo, as mulheres se saíram ainda melhor: queimaram cerca de 472 calorias.

“Todos nós sabemos que a competição aumenta nossa frequência cardíaca e muitos de nós já experimentamos o ‘suor do videogame’ que acontece quando você está procurando um gol no último minuto jogando ‘FIFA’ ou em uma situação difícil no ‘Call Of Duty: Warzone'”, explicou Tom Fairey, CEO e fundador da Stakester à revista Men’s Health. “Esperava comprovar que havia o gasto calórico, mas fiquei surpreso com a quantidade de calorias queimadas”.

videogame calorias
Duas horas de videogame queimam o mesmo que mil abdominais, diz estudo. Imagem: Shutterstock.com

Para o estudo da Stakester, os pesquisadores monitoraram a frequência cardíaca e a queima de calorias de 50 voluntários enquanto jogavam ‘FIFA’ e ‘Warzone’ por duas horas. Assim, descobriram que os gamers do sexo masculino queimavam uma média de 210 calorias por hora durante uma sessão de jogo intensa, enquanto as mulheres perderam 236 calorias no mesmo período. Em outro momento, foi medido o gasto calórico enquanto as mesmas pessoas faziam séries de abdominais.

publicidade

Embora os números possam parecer surpreendentes, o levantamento da empresa não é o primeiro que sugere que jogos e estilo de vida saudável estão associados. Em 2020, uma pesquisa da Queensland University of Technology (QUT), na Austrália, descobriu que os jogadores têm 21% mais chances de ter pesos corporais mais saudáveis do que a população média.

Leia mais:

O estudo feito com 1.400 jogadores de 65 países também revelou que os gamers focados em eSports fumam e bebem menos do que o público em geral e são significativamente mais ativos.

“As descobertas desafiam o estereótipo do jogador com obesidade mórbida”, declarou o pesquisador de esportes da QUT, Michael Trotter. “Quando você pensa em esportes eletrônicos, muitas vezes surgem preocupações com relação ao comportamento sedentário e problemas de saúde como resultado, e o estudo revelou alguns resultados interessantes e mistos.”

Fonte: Men’s Health

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!