Uma criança de apenas 7 anos morreu na última semana em Tehama, na Califórnia, nos Estados Unidos, após contrair meningoencefalite amebiana primária, ou PAM na sigla em inglês. A doença rara é causada por um parasita conhecido popularmente como “ameba comedora de cérebro”. As informações são da NBC.

Oficialmente, o nome do protozoário é Naegleria fowleri e ele pode ser encontrado em locais com água doce e parada. Além disso, altas temperaturas ajudam na proliferação. No caso de David Pruitt, o menino nadava em um lago quando teve contato com a criatura.

David Pruitt morreu vítima da ameba comedora de cérebro
David Pruitt Imagem: Reprodução – Redes Sociais

De acordo com a família, o caso de Pruitt piorou rapidamente. Inicialmente o garoto teve febre, que depois evoluiu para um quadro de náuseas vômito, rigidez muscular, convulsões e alucinações. A criança chegou a ser levada para o hospital no dia 30 de julho, mas morreu em uma semana.

Assim que deu entrada no hospital o menino precisou ser colocado em aparelhos de respiração e foi detectado um inchaço no cérebro. Apesar dos esforços da equipe médica, a morte cerebral não pôde ser evitada.

publicidade

Em uma página, familiares e amigos criaram uma campanha de financiamento coletivo para ajudar a pagar os custos médicos e do sepultamento. “Isso pode parecer muito raro para acontecer com você, mas o que é raro é que médicos verifiquem essa possibilidade logo no início. Pais, familiares e adultos precisam conhecer os sinais e relatá-los, precisam exigir que os médicos ouçam e defender quem pode ter contraído essa ameba”, alerta a descrição.

Casos de “ameba comedora de cérebro”

Apesar do caso do garoto, mortes após contato com a “ameba comedora de cérebro” são raras. Desde 1971 apenas 10 casos foram notificados na Califórnia, estado onde o menino vivia. Em todo os EUA, apenas 40 casos foram notificados nos últimos 10 anos e no Brasil não há registros recentes do parasita.

Leia também!

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!