O que é e para que serve o IPv6?

Por Tamires Ferreira, editado por Tissiane Vicentin 19/08/2021 18h58
tela de celular com IPv6 escrito
Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Quem nunca se deparou com o pedido “me passa seu IP” do ‘cara da TI’, não é mesmo? Ou, ainda, precisou do tal IP para bloquear um smartphone perdido ou roubado.

Mas, afinal, o que é um IP? Da sigla em inglês para Protocolo de Internet, este é o endereço do seu dispositivo e funciona como uma identidade para identificar um aparelho específico.

E o que é IPv6 e para que serve?

O Internet Protocol Version 6 (Protocolo de Internet Versão 6, em português) é a denominação da versão mais recente do padrão responsável por abrigar todos esses endereços de dispositivos conectados à internet, como celulares, computadores e até eletrodomésticos, televisores e etc.

O protocolo anterior era o IPv4, no entanto, com o ‘boom’ de dispositivos conectados, especialmente em decorrência do surgimento da chamada Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês), a qual permite cada vez mais dispositivos conectados à internet, foi preciso atualizar o cenário.

O Internet Engineering Task Force (IETF) é a organização responsável por toda engenharia da internet e foi ela a responsável por criar o IPv6, dando maior capacidade, a fim de conseguir acolher todos esses novos dispositivos.

O sistema de protocolos para internet foi criado com o intuito de possibilitar a comunicação entre os computadores e garantir que as informações trafeguem com sucesso de um aparelho para o outro. Para entender ainda mais por que o padrão é indispensável, clique aqui.

O que é e para que serve o IPv6?. Imagem: Mikko Lemola/iStock
O que é e para que serve o IPv6?. Imagem: Mikko Lemola/iStock

Quais as principais diferenças entre IPv4 e IPv6?

Na nova versão do protocolo, algumas atualizações avançadas precisaram ser adicionadas, sendo por conta do avanço da tecnologia, ou por necessidade de implementar maior segurança. Ou seja, além da maior capacidade, o sistema também é mais seguro que o antigo IPv4.

Uma das diferenças que também adicionou maior capacidade ao IPv6 é seu padrão alfanumérico, que permite letras nos endereços, diferente do IPv4, formado apenas por números.

Leia mais!

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Tamires Ferreira
Redator(a)

Tamires Ferreira é jornalista formada pela Fiam-Faam e tem como experiência a produção em TV, sites e redes sociais, além de reportagens especiais. Atualmente é redatora de Hard News no Olhar Digital.

Redator(a)

Tissiane Vicentin é redator(a) no Olhar Digital