Nos últimos meses, nos acostumamos a ver nas redes sociais centenas de pessoas sendo vacinadas contra o coronavírus, geralmente com aplicação no braço. No entanto, um fato curioso chama a atenção em Joinville: a cidade com a maior população de Santa Catarina está aplicando a vacina da Covid-19 nos glúteos.

A recomendação do Ministério da Saúde é para que a vacina seja aplicada no braço e, caso não seja possível, aí sim nos glúteos, como ocorre em Joinville. Mas nas redes sociais, há diversos relatos de que o município catarinense está priorizando justamente a segunda opção.

Vacina contra a Covid-19 em Joinville

“O Ministério da Saúde orienta que a aplicação deve ser intramuscular, que pode ser no deltóide, que é o músculo do braço, ou no ventroglúteo, que é a região ao lado do glúteo. Como já é rotina de outras vacinas, nós optamos pelo ventroglúteo”, disse Fabiana Almeida, gerente de Vigilância em Saúde da Prefeitura de Joinville.

Ainda segundo a prefeitura, o local foi escolhido pois causa menos dor e minimiza as reações. Além disso, o órgão ressalta que o cidadão de Joinville pode pedir para receber o imunizante no braço caso não queira tomar a vacina contra a Covid-19 nos glúteos.

publicidade

Leia também!

O caso começou a repercutir após tweet, onde uma jornalista da cidade afirma que não sabia sobre o local da aplicação até o momento em que foi tomar. “Eu não tava entendendo por que ninguém aqui de Joinville postava foto vacinando, como os meus amigos de SP, do Rio e até de Floripa fizeram. Até descobrir que tá quase todo mundo aqui (inclusive eu) TOMANDO A VACINA NA BUNDA”, brincou.

Apesar de curioso no caso do coronavírus, vacina nos glúteos não é novidade, diversos imunizantes, inclusive o da gripe, são aplicados na região em várias partes do Brasil. Ainda segundo a prefeitura, o efeito é exatamente o mesmo. A Secretaria da Saúde da cidade também informou que já foram aplicadas o total de 345.435 primeiras doses e 139.040 segundas doses ou doses únicas.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!