Nesta quinta-feira (26), o mundo estará atento para saber como será formado o maior campeonato de clubes do planeta… pelo streaming! Para celebrar a primeira vez que o HBO Max exibe a UEFA Champions League 2021/22, principal competição do futebol europeu e mundial, a plataforma também transmitirá o sorteio para a fase de grupos.
O chaveamento de equipes é composto por 32 times divididos em 8 grupos – cada um composto por 4 times. Os dois melhores classificados de cada grupo avançam para as oitavas de final. Vale ressaltar que todos os jogos da liga (ao todo, mais de 120 partidas) serão exibidos ao vivo e sem custo adicional pelo streaming da Warner Bros, assim como nos canais de TV paga TNT e SPACE, a partir do dia 14 de setembro.

Confira os detalhes sobre a transmissão do sorteio para a fase de grupos e curiosidades da UEFA Champions League:
A definição do chaveamento ocorre nesta quinta-feira, 26/08, nos seguintes horários:
- 12h30: Início das transmissões
- 13h00: Sorteio da fase de Grupos
- Apresentação: Taynah Espinoza e André Henning
- Comentários: Vitor Sergio Rodrigues e Bruno Formiga
- Repórteres ao vivo direto das principais cidades da Europa: Manchester, Paris, Turim e Madri.
Você já ouviu falar de Gabriel Hanot e Jacques Ferran?
Eles foram os fundadores do campeonato que hoje chamamos de Champions League. Além de franceses, Gabriel e Jacques tinham algo em comum: ambos eram jornalistas. Gabriel até jogou na seleção francesa de Futebol, mas decidiu abandonar o futebol e começar o jornalismo após um acidente. Na carreira de jornalista, ele conheceu Jacques Ferran que o ajudou a estabelecer a UEFA. Jacques quem escreveu o regulamento original do torneio. Gabriel Hanot morreu em 1968, e Jacques Ferran em 2019. Fica o grande legado.
A primeira edição aconteceu em 1955
Ainda sob o nome de Taça dos Clubes Campeões Europeus, o campeonato começou em 1955 e se estendeu até 1956. A primeira partida foi realizada no dia 4 de setembro de 1955, entre Sporting (de Portugal) e Partizan (da antiga Iugoslávia). O resultado foi o empate de 3 a 3. Show de gols!

Apenas 16 equipes disputaram a primeira edição
Se hoje tem fase para ver quem vai entrar, e até sorteio de chaves para organizar as partidas entre os times, fica difícil imaginar que um dia a Champions League teve apenas 16 equipes disputando a taça. No total, foram apenas duas rodadas classificatórias, com quatro jogos cada, antes de chegar nas quartas de final.
Os 16 clubes participantes da primeira edição foram: Milan (Itália), AGF Aarhus (Dinamarca), Anderlecht (Bélgica), Djurgården (Suécia), Gwardia Warszawa (Polônia), Hibernian (Escócia), Partizan (Iugoslávia), PSV Eindhoven (Holanda), Rapid Wien (Áustria), Real Madrid (Espanha), Rot-Weiss Essen (Alemanha Ocidental), Saarbrücken (Sarre, um protetorado criado em 1947 e reanexado à Alemanha em 1957), Servette (Suíça), Sporting (Portugal), Stade de Reims (França) e Vörös Lobogó (Hungria).
Os artilheiros
O primeiro gol na história do campeonato foi marcado por João Baptista Martins, do clube português Sporting. Ironicamente, o artilheiro com mais gols dessa edição foi Milutinović, do time da hoje inexistente Iugoslávia que abriu o campeonato junto com o Sporting – ele fez 8 gols. Na sequência, vem Palotás, do time da Hungria, e Glovacki, do time francês, ambos com 6 gols.
Real Madrid: o primeiro time – e maior – vencedor da história da Champions

Fazendo história desde a primeira edição, o Real Madrid foi o primeiro vencedor do campeonato. Com o técnico José Villalong, o time espanhol venceu de virada por 4 a 3 o time francês Reims, que jogava em casa, no estádio Parc des Princes, em Paris. Hoje o Real Madrid é o clube com mais títulos na Champions League, somando 13 vitórias.
Leia mais:
- HBO Max transmite play-offs da Liga dos Campeões da Europa
- HBO Max fará spin-off com Fiona e Cake de ‘Hora da Aventura’
- Problema na HBO Max cancela assinaturas e usuários perdem desconto vitalício
Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!