O envio de PDFs é comum, principalmente para pessoas que trabalham em instituições financeiras, faculdades, varejo etc., que enviam diariamente os famosos “boletos”.

Colocar senha nesses documentos confere a eles maior proteção e segurança, já que apenas a pessoa com o código poderá ver as informações nele contidos.

Para isso, existe um site chamado ‘SmallPDF’ que permite atribuir senha a qualquer tipo de documento de forma gratuita (e vale ressaltar que funciona para quaisquer PDFs, não necessariamente apenas boletos).

Não é necessário baixar um aplicativo, ou realizar algum cadastro, basta apenas fazer o upload do arquivo PDF no site, adicionar um PIN e baixá-lo novamente. Dessa forma, seu documento estará protegido tanto para acesso no computador, como para enviar a outra pessoa.

publicidade

Acompanhe o passo a passo abaixo para saber como realizar o procedimento.

Como colocar senha no PDF?

1. Acesse o site do SmallPDF (https://smallpdf.com, apenas em inglês), clique em “Escolher Arquivo” – ou “Choose File”, em inglês – e selecione de qual local irá importar o seu documento.

Para este teste, escolhemos “Do Dispositivo”, mas também é possível importar o arquivo de outros serviços, como Dropbox e Google Drive, por exemplo;

2. Após selecionar o documento, um campo para adicionar uma senha irá se abrir. Digite o código desejado para bloqueio do seu documento, repita as mesma combinação no campo logo abaixo e, depois, clique em “Criptografar PDF”;

3. Após criptografar, uma pré-visualização indisponível irá aparecer na tela – já que a senha já está valendo. Agora basta fazer o download do documento clicando do botão azul “Download”;

4. Com seu PDF baixado, ao clicar nele, automaticamente será exigida a senha. Basta digitá-la para ter acesso ao documento;

Vale ressaltar que não é possível editar o documento em PDF. Outro ponto é: ao enviá-lo a qualquer contato, inclusive por WhatsApp, a senha também será necessária.

Leia mais!

O ‘SmallPDF’ tem diversas funcionalidades para o manejo de documentos em PDF, desde proteção à conversão e edição.

No entanto, apenas usuários registrados e assinantes têm acesso a todas as ferramentas. O serviço também possui um versão em aplicativo, disponível para Android e iOS.

Aprenda também: como juntar arquivos PDF?

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!