É muito improvável que, hoje em dia, você encontre alguém que não passe um bom tempo no celular, seja trabalhando, conferindo as redes sociais, paquerando ou até mesmo lendo uma matéria importante – como essa aqui.

No entanto, você sabia que a forma como nos inclinamos para olhar o celular é errada e pode causar uma síndrome chamada text neck (‘pescoço texto’, em português)? O problema atinge a coluna cervical e pode trazer alterações irreversíveis na curvatura da coluna. A projeção da cabeça, que é sutil e mal percebemos, também é responsável por dor cervical crônica, torcicolos recorrentes, hérnia de disco cervical, bicos de papagaio, entre outros.

“Fletir a cabeça para a frente e, consequentemente, a coluna cervical traz mais pressão à parte anterior dos discos intervertebrais, o que pode gerar dano a essas estruturas. Nossa coluna não é reta, existem curvaturas fisiológicas que facilitam o seu bom funcionamento. Ao fletir a cabeça, perdemos a lordose fisiológica, podendo ficar retificada e mesmo com inversão da curvatura, ou seja, uma cifose cervical”, explicou o diretor do Hospital Dia Amato e médico neurocirurgião Dr. Marcelo Amato.

Ficar muito tempo no celular pode causar síndrome de text neck; entenda. Imagem: Staras/iStock
Ficar muito tempo no celular pode causar síndrome de text neck; entenda. Imagem: Staras/iStock

O especialista ressalta que, claro, deve-se considerar que a posição incorreta acompanha a humanidade há muito tempo, não sendo apenas os celulares os responsáveis. A postura adotada para leitura ou estudo em mesa plana por estudantes por tempo prolongado, por exemplo, sempre trouxe prejuízo à coluna cervical. Com o boom dos celulares, a queixa aumentou.

publicidade

Além disso, o problema não tem faixa etária, atingindo crianças e adolescentes que tem a “situação nitidamente associada à hábitos ruins como sedentarismo, tempo prolongado em jogos eletrônicos e postura inadequada para estudo ou lazer.”

Leia mais!

Como evitar o desenvolvimento da síndrome?

Para o Dr. Amato, a regra principal é manter o pescoço neutro, ou seja, os braços devem levar o celular ou tablet para a frente dos olhos. Contudo, essa posição pode cansar braços e, consequente, levar a tensão cervical, portanto, sempre que possível deve-se apoiar os braços ou cotovelos, o que é mais fácil na posição sentada.

Para aqueles que já possuem problemas na coluna, a atenção deve ser redobrada ao usar o celular. Fazer atividade físicas pode ajudar a prevenir lesões na cervical.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!