‘Não me ligue’: serviço do Procon recebe cada vez mais pedidos

Por Eduardo Sorrentino, editado por Elias Silva 27/08/2021 22h53, atualizada em 30/08/2021 17h24
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O Procon de São Paulo possui um serviço que permite ao consumidor cadastrar o número de telefone para deixar de receber inúmeras ligações indesejadas. O serviço chamado de ‘Não Me Ligue’ existe desde 2009 e foi instituído por meio de uma lei estadual. Em março deste ano, o serviço passou a permitir que os usuários também possam bloquear mensagens de SMS.

Recentemente, o órgão divulgou o ranking das empresas que mais perturbam os consumidores cadastrados no ‘Não Me Ligue’. As cinco empresas com mais reclamações no órgão paulista são: Vivo; Dr. de todos; Claro; Banco Pan e Banco Itaú.

Até o momento, já foram instaurados 346 processos para apurar as reclamações. Mais de 250 milhões de reais em multas já foram aplicadas às empresas que desrespeitam o serviço no estado de São Paulo.

E de acordo com o Procon, desde que o serviço entrou no ar as reclamações só aumentam.

E um detalhe importante: o serviço não está disponível apenas em São Paulo. Boa parte dos Procons em outros estados brasileiros também já oferecem o mesmo serviço de bloqueio de ligações.

Depois de 30 dias da inscrição, as empresas não podem mais contactar o número de telefone do consumidor. Mas se ainda assim algumas delas insistirem, a recomendação é fazer uma denuncia na própria página do órgão.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Redator(a)

Eduardo Sorrentino é redator(a) no Olhar Digital

Redator(a)

Elias Silva é redator(a) no Olhar Digital