A montadora japonesa Nissan se reuniu com a conterrânea Mitsubishi para o lançamento do seu primeiro Kei Car elétrico previsto para o ano de 2022. O mini-veículo, que ainda não tem nome, será voltado para o uso diário dos japoneses, com autonomia de 200 km de rodagem por carga completa, além de oferecer algumas usabilidades exclusivas.

No aspecto técnico, o novo mini-veículo virá com motor leve de 47 kW e 64 cv de potência, além de uma bateria diária de 20 kWh. Considerando seu papel como utilitário, velocidade e aceleração não são o forte, muito menos o foco do lançamento futuro: o veículo atingirá máximas de 60 km/h, tornando-o proibido de circular em rodovias.

Por se tratar de um Kei Car, as configurações de tamanho são o esperado da categoria: 3,4 m de comprimento, 1,4 m de largura e altura de 1,66 m. A bateria do mini-veículo também servirá no modo Vehicle-to-Grid (V2G), que permite usar a carga elétrica do veículo como estação elétrica emergencial em caso de apagões e emergências.

Veículo pode ressuscitar objetivo antigo da Mitsubishi

conceito de minicarro com dois lugares da nissan
Conceito de Kei Car elétrico da Nissan foi divulgado sem nome durante exposição de carros em 2019 (Imagem: Reprodução/Nissan)

O Kei Car elétrico sem nome está sendo desenvolvido pela NMKV, um empreendimento conjunto entre a Nissan e a Mitsubishi — a última sendo responsável pelo lançamento do primeiro carro popular neste modelo, o i-MiEv. O pioneiro está sendo descontinuado pela montadora neste mês, então é possível que o novo lançamento siga em seu lugar.

publicidade

No entanto, o lançamento está sendo baseado no conceito apresentado no Tokyo Motor Show de 2019, o IMk. Apesar de ainda não ter nome, a Nissan já possui faixa de preço estimada para o seu Kei Car elétrico — 500 mil de ienes, ou 23,6 mil reais na conversão de hoje, sem impostos e taxas.

Via AutoEvolution e Nissei Asia

Leia mais:

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!