O primeiro semestre de 2021 registrou alta de 185% para vagas na área de tecnologia, na comparação com o mesmo período no ano passado. O aumento era esperado, visto que a pandemia impulsionou a digitalização de empresas, mas o que chama atenção é que grande parte deste aumento está relacionada a oportunidades para profissionais com menor experiência de mercado.

De acordo com dados da GeekHunter, plataforma de recrutamento especializada em profissionais da TI e responsável pelo levantamento, as vagas para profissionais de nível júnior, com até dois anos de experiência na área, tiveram aumento de 173%; enquanto que as vagas para perfis de nível pleno, com dois a seis anos de carreira, registraram alta de 344%.

As vagas para desenvolvedores mais experientes, com mais de seis anos de carreira, que eram o maior foco na plataforma em 2020, tiveram um aumento menor em 2021, de 131%.

No geral, as empresas também aumentaram consideravelmente a possibilidade de trabalho remoto: no total, 88% das oportunidades aceitam a modalidade, contra 33% no primeiro semestre de 2020. 

publicidade
Imagem mostra um par de mãos digitando algo no teclado de um notebook
Primeiro semestre de 2021 registrou alta de 185% para vagas na área de tecnologia. Imagem: Billion Photos/Shutterstock

“Mesmo com o avanço da vacinação e o fim da pandemia, a modalidade de trabalho remoto e, principalmente híbrido, veio para ficar, avalia Tomás Ferrari, CEO e fundador da GeekHunter.

Para ele, agora, “não se trata mais de contratação local. A contratação é global e a decisão não é mais da empresa e sim do candidato, que escolhe o que é melhor para ele. As empresas precisam se adaptar a isso”.

Já no modelo presencial, as capitais que concentram o maior número de oportunidades são São Paulo (SP), seguida por grande Campinas, Florianópolis (SC), Rio de Janeiro (RJ), Curitiba (PR) e Porto Alegre (RS).

Tecnologia ainda é o foco principal

A pesquisa, feita com mais de 400 empresas ativas e contratando pela plataforma da GeekHunter (de um total de 10 mil cadastradas), aponta que o mercado de tecnologia continua à frente de outros setores na oferta de empregos no Brasil.

O maior aumento é para a área de Data Science, que teve alta de 500% no número de vagas. Já a busca por pessoas desenvolvedoras de software, que é um segmento historicamente visado, houve alta de 178%. 

Atualmente, a GeekHunter possui mais de 1 mil vagas abertas e, entre as áreas de atuação de desenvolvimento de software e aplicações, a maior quantidade de oportunidades é com foco em back-end, com quase metade das posições, seguindo por full stack e front-end.

Em termos de linguagens e especialidades mais demandadas, as principais são: Java, JavaScript, React, Node.js, PHP, Python e Angular.

Crédito da imagem principal: Shutterstock

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!