Falso NFT do artista Banksy é vendido em leilão por quase R$ 2 mi

Gabriel Sérvio31/08/2021 17h44, atualizada em 01/09/2021 15h08
Martelo de leilão com a escrita NFT ao fundo
Imagem: WESTOCK PRODUCTIONS/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Um NFT (Non-fungible token) é uma arte digital que pode ser “tokenizada”, ou seja, atrelada a um certificado digital único que pode ser comprado ou vendido na internet. A má notícia é que a novidade também pode abrir precedentes para casos de fraude.

Segundo a BBC, o NFT falso foi anunciado em um link de leilão hospedado no site do artista Banksy (banksy.co.uk), um grafiteiro britânico cujos trabalhos podem ser encontrados nas ruas de várias cidades pelo mundo.

Atraído pela possibilidade de adquirir um token não fungível raro, um colecionador britânico decidiu investir pesado no item: £ 244 mil, o equivalente a cerca de R$ 1.735.580.

O leilão terminou cedo, já que a sua oferta inicial foi 90% acima do que os rivais ofereceram. Os fundos, pagos na criptomoeda ethereum, foram então transferidos imediatamente ao golpista.

Site hackeado

Com desejo de permanecer anônimo, o colecionador lesado, que se descreve como um profissional no mundo dos NFTs, suspeita que o site foi hackeado e que ele foi vítima de um esquema elaborado por terceiros. “Confirmei a URL no PC e no celular antes de ofertar. Só fiz o lance porque estava hospedado no site dele (Banksy)”.

Enquanto isso, a equipe de Banksy não confirma se o seu site foi comprometido ou não, mas afirma que o artista ainda não criou “nenhuma obra de arte” relacionada com NFTs.

Outro fato suspeito é que o indivíduo chegou a ser alertado sobre a veracidade do leilão por um usuário do Discord. A hipótese é que a pessoa que o alertou sobre a venda pode ter sido o próprio hacker.

Desde então, o colecionador diz que tentou contatá-lo, mas não obteve resposta sobre a negociação.

Leia mais:

Dano irreversível

Segundo Tom Robinson, da empresa de análise de criptomoedas Elliptic, não havia nada que o comprador pudesse fazer após confirmar o seu lance na plataforma de leilões OpenSea: “Uma vez feita uma oferta, o vendedor pode aceitar e a criptomoeda é irreversivelmente transferida”.

Sobre a OpenSea, o especialista comparou a plataforma com “o eBay dos NFTs”, já que ela permite que qualquer pessoa venda arte digital em troca de criptomoedas.

Créditos da imagem principal: WESTOCK PRODUCTIONS/Shutterstock

Fonte: BBC

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Gabriel Sérvio é formado em Comunicação Social pelo Centro Universitário Geraldo Di Biase e faz parte da redação do Olhar Digital desde 2020.