Anualmente, setembro é refletido através de diversas e variadas publicações nas redes sociais. O novo mês do ano ganha a cor amarela em campanha de prevenção ao suicídio. Mas, mais importante que os posts reflexivos, é a prevenção. É nisso que se baseia o jogo ‘Jornada do Acolhimento: inspirando o cuidado com a depressão’, da Janssen.

O game apresenta diferentes jornadas e perspectivas. Ele é o destaque do Movimento Falar Inspira Vida. A ideia é que sirva de ferramenta educativa sobre o cuidado da depressão e ainda promover o acolhimento às pessoas que sofrem com a doença. Ele pode ser acessado neste link.

publicidade

Leia mais:

Pois, veja só: se uma pessoa cair e torcer o pé, ela será orientada a buscar um médico, certo? Se sofre um acidente, um socorrista, ou precisa de um curativo, um enfermeiro. Então, por que quando o assunto é saúde mental há ainda tanto estigma?

publicidade

No Brasil, 12 milhões de pessoas sofrem com a depressão. A doença é a mais frequentemente associada ao suicídio. Justamente por isso há urgência em ter um diagnóstico correto, ágil e tratamento adequado. Só assim, com pelo menos esses dois fatores, é possível contribuir para uma melhor qualidade de vida do paciente e reduzir os casos de morte.

Jornada do Acolhimento - Setembro Amarelo - Janssen
O jogo tem diversas jornadas diferentes. Imagem: Divulgação

É pensando nisso que o jogo funciona. Para os amantes dos games, a imagem lembra títulos saudosos, em 8-bits e 2D. Logo de cara, o jogador escolhe um personagem para enfrentar os desafios. Há diferentes jornadas. Primeiro a da descoberta. Nela, o avatar começa a apresentar sintomas da depressão, levando o jogador a colocar em prática a empatia.

publicidade

Ali, o personagem do game ainda não teve um diagnóstico confirmado. O desafio para o jogador é identificar os sinais, enfrentar estigmas e compreender que a próxima fase é a busca por ajuda especializada.

Em seguida, vem a superação. Não é fácil. Quatro em cada 10 pacientes com depressão no Brasil têm Depressão Resistente ao Tratamento (DRT). A jornada é mais comum do que se possa imaginar. Ela requer atenção especial aos obstáculos. Parece cansativo, e até sentido fisicamente, mas o sucesso do paciente está na persistência, no não conformismo.

publicidade
jogo setembro amarelo
No game, é preciso superar obstáculos usando o teclado para auxiliar o personagem. Imagem: Reprodução

O jogador também se coloca no lugar de um psiquiatra, através da jornada do cuidado. Nela, é possível entrar no consultório do especialista e conhecer a rotina de trabalho. Por último, mas não menos importante, a jornada da esperança. O jogador tem a chance de conhecer e praticar a melhor forma de superar os próprios tabus e oferecer ajuda, de maneira sensível, responsável e transformadora.

Ah! Além do Sistema Único de Saúde (SUS), é possível conseguir auxílio profissional em centros universitários, gratuitamente ou com o pagamento de valores simbólicos. Procure em sua cidade! Agora pode estar difícil enxergar uma saída, mas ela existe. Garanto! Vale lembrar que é sempre bom associar o tratamento a outros hábitos, como alimentação saudável e exercícios físicos.

Ajuda contra pensamentos suicidas

Procure ajuda no Centro de Valorização da Vida (https://www.cvv.org.br/) e nos CAPS (Centros de Atenção Psicossocial) caso você esteja pensando em cometer suicídio.

Os mais de 120 postos de atendimento em todo o Brasil do Centro de Valorização da Vida funcionam 24 horas por dia, inclusive aos feriados, pelo telefone 188. O atendimento também funciona pessoalmente, por e-mail ou via chat.

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!