Uma pesquisa anunciada no Congresso Internacional da Sociedade Respiratória Europeia aponta que o uso de cigarros eletrônicos que contém nicotina causa um amento imediato na formação de coágulos no sangue e deterioração na capacidade de pequenos vasos sanguíneos de se expandir e dilatar.

Além disso, os pesquisadores afirmam que o dispositivo também influencia no aumento da pressão arterial e aumento da frequência cardíaca. Os efeitos são parecidos com o uso de cigarros tradicionais e, em longo prazo, pode resultar em ataque cardíaco ou derrame.

Mão segurando um vape com fumaça saindo do bico do equipamento
Cigarros eletrônicos com nicotina causam coagulação do sangue. Crédito: Amani A/Shutterstock

“Nossos resultados sugerem que o uso de cigarros eletrônicos que contêm nicotina tem impactos semelhantes no corpo do que fumar cigarros tradicionais. Esse efeito sobre os coágulos sanguíneos é importante porque sabemos que, a longo prazo, isso pode levar ao entupimento e vasos sanguíneos mais estreitos, e isso, é claro, coloca as pessoas em risco de ataques cardíacos e derrames”, afirmou o autor do estudo, Gustaf Lyytinen.

O estudo realizou uma série de testes com um grupo de 22 homens e mulheres com idades entre 18 e 45 anos. Todos foram testados antes e depois de darem 30 tragadas em cigarros eletrônicos com e sem nicotina.

publicidade

No caso dos cigarros eletrônicos com nicotina, os pesquisadores puderam notar que houve um aumento imediato de até 23% mais coágulos no sangue após 15 minutos, no entanto, após 60 minutos, o nível voltou ao normal.

Leia também!

Os vasos sanguíneos também se tornaram mais estreitos temporariamente após o uso do dispositivo com nicotina. Após o uso do cigarro eletrônico sem nicotina, os mesmos efeitos não foram encontrados.

“Os danos causados ​​por fumar cigarros tradicionais, incluindo os efeitos da nicotina no corpo, são bem conhecidos. Os cigarros eletrônicos são relativamente novos, então sabemos muito menos sobre o que eles fazem ao corpo”, disse Jonathan Grigg, presidente do Comitê de Controle do Tabaco da Sociedade Respiratória Europeia.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!