Em Munique, Continental revela seu carro-conceito para o futuro

A Continental, fabricante de componentes, decidiu unir “tradição e modernidade” na IAA Mobility de Munique, demonstrando o futuro numa Kombi
Fábio Marton07/09/2021 12h27
Carro-conceito Ambienc3 é uma Kombi
Carro-conceito Ambienc3 é uma Kombi (Imagem: Continental/Divulgação) =Attributes= cameraAperture (float): 36 cameraFNumber (float): 8 cameraFarClip (float): 2400 cameraFarRange (float): 100000 cameraFocalLength (float): 81.4665 cameraFov (float): 30.8789 cameraNearClip (float): 900.9 cameraNearRange (float): 0 cameraProjection (int): 0 cameraTargetDistance (float): 1414.4 cameraTransform (m44f): [{1, 0, -0, -97.7692}, {0, -1, -0, -1414.4}, {0, 0, -1, 100.619}, {0, 0, 0, 1}] channels (chlist) compression (compression): Zip dataWindow (box2i): [0, 0, 3999, 2134] displayWindow (box2i): [0, 0, 3999, 2134] lineOrder (lineOrder): Increasing Y pixelAspectRatio (float): 1 screenWindowCenter (v2f): [0, 0] screenWindowWidth (float): 1 type (string): "scanlineimage" vrayInfo/camera (string): "CAM_T2_08082021_029" vrayInfo/cleanupTimeID (string): "0,0s" vrayInfo/computername (string): "slws1" vrayInfo/cpu (string): "AMD/Model:1" vrayInfo/date (string): "19/08/2021" vrayInfo/engine (string): "CPU" vrayInfo/filename (string): "Conti_Ambienc3_Studio_20210818_003.max" vrayInfo/frame (string): "00000" vrayInfo/frameTimeID (string): "0,0s" vrayInfo/freeMemCPU (string): "51,38 (GiB)" vrayInfo/h (string): "4400" vrayInfo/lightcacheTimeID (string): "0,0s" vrayInfo/mhz (string): "0MHz" vrayInfo/noiseThreshold (string): "0,001000" vrayInfo/numPasses (string): "0" vrayInfo/numSubdivs (string): "0,00" vrayInfo/os (string): "Win10" vrayInfo/peakMemory (string): "53429,42 MiB" vrayInfo/primitives (string): "285312" vrayInfo/ram (string): "81824MB" vrayInfo/rendertime (string): " 3h 47m 10,4s" vrayInfo/sequenceTimeID (string): "0,0s" vrayInfo/threadPrio (string): "lowest" vrayInfo/threads (string): "32" vrayInfo/time (string): "12:34:58" vrayInfo/totalCPUMem (string): "79,91 (GiB)" vrayInfo/usedMemCPU (string): "13,36 (GiB)" vrayInfo/vmem (string): "134217728MB" vrayInfo/vraycore (string): "5.10.03" vrayInfo/vrayversion (string): "Internal V-Ray version 5.10.03" vrayInfo/vrimg2exrConverted (int): 1 vrayInfo/w (string): "8245" =Chann
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

“E se nós, como um especialista em superfícies, criássemos um carro?”, pergunta a (até ontem) misteriosa página do carro-conceito Ambienc3 na página da Continental, tradicional empresa alemã de pneus e autopeças. “Como pareceria se combinássemos todas as melhores características de nossos produtos em um veículo? Em outras palavras, se fôssemos permitidos fazer tudo que pudéssemos?”.

A resposta sobre o que seria esse carro-conceito veio no evento IAA Mobility, que começou hoje em Munique. Aqui está ela:

Carro-conceito Ambienc3 é uma Kombi
Carro-conceito Ambienc3 da Continentali (Imagem: Continental/Divulgação)

Sim, é uma Kombi. Mas é de propósito: a escolha do veículo clássico foi explicada como uma forma de representar a “tradição e o futuro”, lembrando os 150 anos da empresa. O conceito mesmo está no interior do carro. A Continental criou uma modificação extensiva de forma a demonstrar, numa Kombi comum, o que é sua visão.

O futuro na Kombi

Dentro está o que importa: um interior feito com materiais orgânicos como bambu ou recicláveis, usando de impressão 3D e a tecnologia de superfícies. Como a “staynu” usada nos bancos, que repele poeira e promete manter os assentos parecendo limpos e novos por um longo período.

Os materiais, segundo a empresa, são mais leves que um interior clássico e permitem a passagem de ar e vapor de água, causando um efeito de resfriamento natural.

A Continental, fabricante de componentes, decidiu unir “tradição e modernidade” na IAA Mobility de Munique, demonstrando o futuro numa Kombi
Interior da Ambienc3 (Imagem: Continental/Divulgação)

O espaço interno da Kombi traz, da forma mais discreta possível, várias conveniências modernas, como um sistema de som sem caixas, câmeras digitais para o motorista, carregador fotovoltaico no teto, controle inteligente de vídeos, assistente digital, rádio Bluetooth. A iluminação também tem várias configurações temáticas diferentes.

“Botões e chaves não são visíveis em lugar nenhum”. afirma a empresa. “Ainda que as funções na Ambienc3 sejam sempre intuitivas para usar, não há controles permanentes visíveis. Tecnologia tímida é a chave aqui: no modo desligado, todas as funções nas superfícies são a princípio invisíveis.”

Controles da Ambienc3: tudo invisível (Imagem: Continental/Divulgação)

Van hippie

A Ambienc3 é um conceito, e a plataforma arcaica é parte da demonstração. No exterior, Kombis são mais ligadas, na memória afetiva, a hippies que feirantes, puxando uma ideia de amor à natureza – pense no personagem Fillmore, da animação Carros. É improvável que um mod high tech e caro para Kombis esteja realmente nos planos da empresa.

Mas, apesar de ser, no final, uma grande brincadeira nostálgica, partes do conceito podem equipar o interior de carros no futuro, que já usam materiais da Continental em sua construção. O “carro hippie” seria particularmente interessante em veículos totalmente autônomos, nos quais relaxar é uma prioridade.

Leia mais:

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Redator(a)

Fábio Marton é redator(a) no Olhar Digital