A função ‘grupo de guias’ do Chrome dividiu a opinião dos usuários do browser, mas o Google parece disposto a reforçar o recurso com mais novidades.

Para quem não está por dentro, essa funcionalidade, disponível no PC e no Android, permite que você organize várias páginas abertas por grupos, o que ajuda no gerenciamento de quem precisa acessar várias páginas simultaneamente.

publicidade

Agora, o Google está testando outra adição a essa função: a capacidade de salvar esses grupos de guias para acessá-los mais tarde.

Basicamente, é outra maneira de marcar páginas, permitindo que você abra várias guias de um grupo ao mesmo tempo. Pode ser uma boa se você precisa, por exemplo, abrir o mesmo conjunto de sites diariamente, como o Google Drive, várias contas de e-mail, calendários de trabalho, dentre outros. Veja como testar o recurso no nosso guia abaixo.

publicidade

Como acessar a função que salva um grupo de guias no Chrome?

Por ora, a função que salva um grupo de guias está disponível apenas no Chrome Beta (versão 94), mas em breve a novidade deverá ser lançada para todos os usuários do navegador.

De início, vale uma observação: tenha em mente que o Chrome Beta é uma versão de testes do navegador, ou seja, é uma forma do Google avaliar recursos inacabados, portanto, está sujeito a bugs e travamentos. Felizmente, essa versão pode ser instalado como um navegador separado do Chrome tradicional.

publicidade

Além disso, como muitas características “secretas” do Chrome, para ativar o salvamento de guias é preciso alterar alguns parâmetros. Certifique-se de alterar apenas o comando associado ao recurso e dará tudo certo no final.

1. Na barra de navegação do Chrome Beta (que você pode baixar e instalar clicando aqui) digite o comando “chrome://flags” sem as aspas.

publicidade

2. Em seguida, na barra de pesquisa, digite ‘tab-groups-save’.

3. Por fim, no menu suspenso, clique na opção ‘Enabled’ para ativar o recurso.

4. Será preciso reiniciar o navegador para a novidade funcionar. Para isso, basta clicar em ‘Relaunch’.

Agora, você poderá salvar e recuperar um grupo de guias no Chrome. Funciona assim:

1. Abra uma nova guia no Chrome Beta, clique com o botão direito do mouse acima da aba e selecione a opção “Adicionar guia ao novo grupo”.

2. Em seguida, escolha um nome e uma cor em destaque para o grupo de guias.

Você também pode adicionar mais páginas ao grupo. Para isso, clique com o botão direito sobre uma aba, selecione a opção “Adicionar guia ao grupo” no menu e escolha o seu grupo criado antes, no exemplo, “Guias Olhar Digital”.

Ne versão beta, o grupo de guias ficará salvo por padrão. Com isso, as páginas de um grupo aparecerão sempre salvas em seu histórico caso queira acessá-las mais tarde.

Leia mais:

Como restaurar um grupo de guias no Chrome?

Para acessar um grupo de guias fechado recentemente, clique no ícone de três pontos verticais no canto superior direito do navegador e vá para: ‘Histórico’ > ‘Fechadas recentemente’ > ‘Nome do grupo de guias’ > ‘Restaurar grupo’.

Você também pode abrir um grupo de guias fechado pressionando o atalho “Ctrl + Shift + T”.

Créditos da imagem principal: PixieMe/Shutterstock

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!