A DJI anunciou na última quarta-feira (8) o lançamento oficial do Osmo Mobile 5, gimbal mecânico para colocar o smartphone e estabilizar filmagens em praticamente qualquer celular. Em sua nova geração, o produto continua leve e dobrável, mas agora pode funcionar como pau de selfie.

Desde o primeiro gimbal mecânico criado pela DJI, empresa chinesa conhecida pelos drones, o produto foi pequeno o suficiente para caber em uma mochila ou bolsa. Sempre foi possível rosquear um tripé ou qualquer acessório com este tipo de parafuso para aumentar as funcionalidades do acessório.

publicidade

Leia também

DJI Osmo Mobile 5 (Imagem: divulgação/DJI)
DJI Osmo Mobile 5 (Imagem: divulgação/DJI)

Agora, em sua quinta geração, o Osmo Mobile 5 coloca um pau de selfie dentro da parte do produto que fica na mão do usuário. O comprimento máximo do extensor telescópico é de pouco mais de 21 centímetros, distância suficiente para garantir fotos e vídeos mostrando mais do cenário do que em versões anteriores do gadget.

publicidade

DJI Osmo Mobile 5 ganha pau de selfie e perde bateria

Se a adição de um cabo extensor para servir de pau de selfie é importante para o seu uso, saiba que a autonomia de bateria do Osmo Mobile 5 diminuiu. Para acomodar a novidade, a DJI foi obrigada a reduzir o espaço ocupado pelo componente responsável por alimentar os motores do gimbal.

A diminuição na autonomia é grande, deixando de oferecer 15 horas para apenas seis horas, queda de 60% no tempo que os motores podem ficar ligados e segurando o celular. Como a bateria diminuiu, o peso do Osmo Mobile 5 também é menor nesta geração, mas a redução não é das maiores.

publicidade

A garra que segura firme o celular foi trocada nesta geração e acomoda aparelhos ainda maiores, mas eu não colocaria um Galaxy Fold aberto nele. Este componente pode receber LEDs para funcionar como ring light e os ímãs presentes no modelo anterior também foram reforçados, para ajudar no trabalho de deixar o smartphone no lugar correto.

No lado do software, pequenas melhorias estão espalhadas em diversos recursos, como o Active Track 4.0 que agora segue melhor os rostos marcados e um assistente onde o Osmo Mobile 5 vasculha o ambiente, para então oferecer dicas de enquadramento e outros aspectos da captura de imagens.

publicidade
DJI Osmo Mobile 5 (Imagem: divulgação/DJI)
DJI Osmo Mobile 5 (Imagem: divulgação/DJI)

Quando e quanto?

O DJI Osmo Mobile 5 já está disponível para venda no mercado internacional, com preço sugerido de US$ 159. A garra com LEDs pode ser comprada por US$ 59. Não existe previsão de lançamento para o Brasil.

Via: The Verge.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!