O pessoal mais velho com certeza vai lembrar de quando ligava a televisão no canal extinto Rede Manchete para assistir ao anime ‘Supercampeões’. Quem é mais jovem, tem a lembrança de ver o desenho na RedeTV ou no canal de televisão a cabo Cartoon Network. É importante recordar isso pois esta sexta-feira (10) é o aniversário do jogador que inspirou o personagem Oliver Tsubasa.

Musashi Mizushima completa 57 anos neste 10 de setembro. O atleta japonês recebeu uma homenagem do São Paulo, clube de futebol que defendeu nos anos de 1984 e 1985, conquistando o título do Campeonato Paulista em seu segundo ano no time.

Musashi Mizushima São Paulo
Mizushima defendeu o São Paulo em 1984 e 1985. Imagem: São Paulo/Divulgação

Leia mais:

O jogador de futebol nasceu em Tóquio e se mudou com a família para o Brasil em 1975. Logo cedo, ingressou na equipe de base do São Paulo. Além do hexacampeão brasileiro, Mizushima defendeu o São Bento, a Portuguesa e o Santos. Ele só ingressou em um time do Japão em 1989, quando defendeu o Hitachi. Em 1991, foi contratado pelo extinto Yokohama Flügels, na época chamado All Nippon Airways.

publicidade

Mizushima se aposentou em 1992, aos 28 anos, por causa de lesões. Mas, como um dos primeiros grandes jogadores do futebol nipônico, ele serviu de inspiração para o personagem Oliver Tsubasa, conhecido no Japão como Tsubasa Ozora.

Personagem principal do anime e do mangá, Tsubasa também defendeu o São Paulo nas páginas dos quadrinhos japoneses. Nas revistinhas, porém, o time era chamado apenas de “Branco”. A principal habilidade do jogador fictício é o pontapé trivela.

A produção cultural japonesa, porém, é mais antiga que a carreira de jogador de Mizushima. A primeira edição de ‘Supercampeões’ foi publicada em 1981 e o anime chegou às telas em 1983, com o primeiro filma da franquia datando de 1985. Tecmo, Bandai e Konami já produziram também jogos de videogame, misturando futebol e RPG.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!