O LinkedIn é uma rede social profissional que tem ajudado muita gente a realizar o famoso networking, que é a conexão com novas pessoas, sejam elas das mesmas áreas de trabalho ou não. Assim, a rede também tem um importante papel na recolocação de usuários no mercado de trabalho, já que ela faz uma ponte com diversas empresas.

Mas você sabe exatamente como buscar vagas de emprego na plataforma?

publicidade

Grosso modo, o site serve para “vendermos” nosso peixe, bem como também “comprarmos” o peixe de alguém (no caso de recrutadores). Ele serve como um currículo on-line, o qual, sem saber a forma certa de usar, pode ser apenas mais uma rede social na internet.

Bem como a maioria dos perfis na web, o uso de hashtags é extremamente importante no LinkedIn e ele não serve apenas para ranquear sua publicação, mas também é útil na hora da pesquisa de vagas.

publicidade

Além disso, a plataforma possui a opção “Vagas”, onde você pode verificar as recomendações de oportunidades. No entanto, fazer a busca por hashtags ou mesmo segui-las pode facilitar a sua pesquisa e navegação na rede, além de trazer vagas que não foram anunciadas oficialmente na plataforma (nesse campo específico de Vagas).

Ficou curioso? Veja abaixo passo a passo para descobrir como explorar melhor essa ferramenta.

publicidade

Leia mais!

Como encontrar vagas de emprego no LinkedIn usando hashtag?

1. Abra o app do LinkedIn e clique no campo “Pesquisar”;

publicidade

2. Se você procura emprego em São Paulo, por exemplo, você pode usar hashtags como #oportunidadesp, ou #vagassp. Esse mesmo truque serve para qualquer região, basta substituir na hashtag a sigla do estado desejado. Os resultados mais recentes irão aparecer, aí é só clicar para conferir a vaga.

Para facilitar ainda mais sua busca, você pode seguir a hashtag clicando em “Seguir”, assim toda vez que precisar, basta ir em “Início” >> tocar na foto do seu perfil >> e acessar “Hashtags seguidas”.

Vale ressaltar, no entanto, que apenas as hashtags mais utilizadas da plataforma possuem a opção de “Seguir”, mas isso não impede a busca;

3. Se desejar ser mais específico e procurar vagas por áreas, como em Tecnologia da Informação (TI) ou Marketing, por exemplo, escreva #vagasti ou #oportunidadeti, #vagasmarketing ou #vagasmkt etc. Para refinar ainda mais a busca, você pode clicar na aba “Vagas”.

Importante! Nem sempre o sistema de vagas do LinkedIn encontra todas as oportunidades disponíveis, por isso o uso das hashtags ajudam, já que um recrutador pode apenas ter publicado um anúncio no feed com uma imagem e usado #oportunidadedeemprego, por exemplo, conforme mostra a imagem abaixo.

Dica bônus: #processoseletivo e #recolocacaoprofissional também são hashtags muito utilizadas no LinkedIn – as quais você pode começar usar para pesquisas a partir de agora.

Vale prestar atenção nos nomes que estão sendo mais utilizados para ranqueamento nas publicações de recrutadores, assim você vai seguindo as hashtags e facilitando posteriormente sua busca.

Prontinho! Agora você já sabe um jeito mais fácil e certeiro de buscar emprego no LinkedIn. Gostou da dica? Então compartilhe com os amigos!

Crédito imagem principal: IB Photography/Shutterstock

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no nosso canal!