A Amazon anunciou nesta sexta-feira (10) o início de uma grande atualização na interface dos leitores de livros digitais, os Kindle. Além da mudança visual, existem novidades também para outras partes do software, como uma nova forma para identificar a qual geração pertence o aparelho, além de novos gestos para acessar menus dentro e fora da área de leitura do aparelho.

O Kindle é o tipo de dispositivo que funciona bem o suficiente para realmente precisar de uma atualização de software, mas de vez em quando a Amazon resolve colocar a mão na massa para entregar alguma novidade. A partir desta semana a empresa americana começa a distribuir um update que reformula praticamente toda a cara do sistema instalado em seus gadgets.

publicidade

Leia também

Nova interface para o Kindle (Imagem: reprodução)
Nova interface para o Kindle (Imagem: reprodução)

A maior novidade aparece logo na primeira tela, onde ficam listados os livros da biblioteca, com o progresso de cada um e algumas recomendações. O visual deste local ficou mais minimalista, uma barra de buscas generosamente grande foi adicionada no topo da tela e dois botões, na parte inferior, navegam o usuário para este local ou então o acervo de livros sincronizados com a conta.

publicidade

No topo alguns botões foram realocados para uma área escondida, acessível ao deslizar o dedo de fora para dentro e que lembra muito o local de ajustes rápidos do Android. Por aqui os controles de brilho e temperatura de cor (este segundo exclusivo do Kindle Oasis mais recente) ganharam barras maiores, espaço compartilhado com ícones grandes para o modo avião, modo noturno, sincronização manual e o atalho para todas as configurações.

Nova interface para o Kindle (Imagem: reprodução)
Nova interface para o Kindle (Imagem: reprodução)

Mais novidades prometidas para o Kindle

Além da nova interface, a Amazon também promete outras mudanças para o final deste ano. Segundo a empresa, “a Biblioteca incluirá novos filtros e menus de classificação, nova visualização de coleções e barra de rolagem interativa”.

publicidade

A atualização começa a chegar a partir desta semana e é distribuída aos poucos para todos os leitores Kindle compatíveis:

  • Kindle a partir da 8ª geração;
  • Kindle Paperwhite a partir da 7ª geração;
  • Kindle Oasis (todos os modelos).

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!