O WhatsApp possui diversas configurações de segurança e privacidade, entre elas a possibilidade de configurar se você deseja ou não mostrar notificações de novas mensagens, como quer que elas apareçam (se em formato de banners, alertas, sons etc.), e se deseja ter uma pré-visualização do texto e nome do contato que as enviou.

Como não é todo mundo que se sente à vontade de ter seus contatos e mensagens expostas logo na tela bloqueada do celular, por exemplo, ou mesmo na aba de notificações do celular, preparamos um tutorial para você aprender como alterar essas configurações de notificações do WhatsApp e ter a sua privacidade mais… particular.

Além dos ajustes no app do mensageiro, também é possível alterar o tipo de alerta do seu telefone referente àquele aplicativo que, na verdade, é a ferramenta que irá definir se suas notificações aparecerão na tela bloqueada ou ficarão somente na Central de Notificações do dispositivo.

Mas vamos ao que interessa! Nosso teste foi feito a partir de um iPhone, mas as configurações tanto do mensageiro, como do celular, também podem ser configuradas em aparelhos Android.

publicidade

Como ocultar a notificação de mensagem do WhatsApp?

1. Entre no WhatsApp, clique em “Configurações” e “Notificações”;

2. Ao desativar a chave seletora de “Mostrar pré-visualização” você impede que as notificações exibam o nome do contato e a prévia da mensagem recebida (como mostra a imagem abaixo);

3. Caso você não queira nenhum tipo de notificação ou alerta, pode desativar a chave em “Mostrar notificações” tanto para notificações de mensagens quanto para notificações de grupos.

Vale lembrar que, mesmo que você tenha desativado o alerta, a notificação de que há novas mensagens continuará a aparecer, conforme mostra a imagem abaixo. Isso o seu aparelho – e não o próprio WhatsApp – está configurado para enviar notificação.

Para desabilitar essas notificações direto nas configurações do celular:

4. Para tirar totalmente as notificações do WhatsApp, vá até os “Ajustes” do seu smartphone. Depois, clique em “Notificações” e busque pelo aplicativo na lista de apps instalados.

Em seguida, desative a chave seletora em “Permitir Notificações” – esta ação exclui qualquer notificação do WhatsApp no seu celular;

5. Agora, se você quer continuar a receber as notificações, mas não quer que elas apareçam na tela bloqueada, basta manter a chave seletora ativada e desativar a seleção da opção “Tela Bloqueada”.

Você também pode escolher por manter as notificações apenas na “Central de Notificações”, ou em “Banners” – essa última opção, por sua vez, também pode ser configurada para permanecer de forma temporária na tela, ou persistente;

Também é possível desativar todas as opções disponíveis de alertas e ficar apenas com o indicativo de mensagens (aquela bolinha vermelha que aparece diretamente no ícone do WhatsApp). Essa configuração, por sua vez, também pode ser desativada na chave seletora “Avisos”.

6. Altere também a opção de “Pré-visualizações” do telefone, optando por apenas “Quando desbloqueado” ou “Nunca”. O recurso retira aquela prévia da mensagem que aparece tanto na tela bloqueada como na Central de notificações e banners.

Então, em resumo:

  • Se você desativar a pré-visualização das mensagens diretamente nos ajustes do WhatsApp, o nome do contato que enviou a mensagem irá desaparecer, juntamente com a prévia da mensagem. Mas, as notificações continuarão a ser enviadas a você (ou seja, você continuará sendo alertado quando houver novas mensagens);
  • Caso queira desabilitar qualquer pré-visualização, notificação, ou alerta, você terá de fazer a mudança diretamente nas configurações do seu telefone. Assim, poderá optar por retirar a notificação apenas da tela bloqueada e também de banners internos que aparecem enquanto você mexe no celular, ou retirar de todos os canais possíveis, incluindo da Central de Notificações e do indicativo que aparece diretamente no ícone do aplicativo.

Prontinho! Agora você sabe como ocultar totalmente as notificações do WhatsApp, ou apenas na tela bloqueada.

Leia mais!

Crédito da imagem principal: AdemAY/Shutterstock

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!