Visando trazer melhorias na acessibilidade de conteúdos publicados na plataforma, o Spotify anunciou em maio que passaria a incluir a transcrição automática de podcasts originais e exclusivos da empresa.

Os usuários, contudo, começaram a perceber que a opção já está disponível para alguns dos conteúdos, então preparamos um tutorial para você saber como usar o recurso.

publicidade

Na época do anúncio, o Spotify explicou que, ao longo do tempo, liberaria as transcrições em todos os podcasts da plataforma, o que deve começar a acontecer a partir de agora. Vale lembrar que, por enquanto, a funcionalidade está disponível apenas para o aplicativo do serviço de streaming.

Para usuários com algum tipo de deficiência auditiva, a leitura de todo o conteúdo pode ser acompanhada com o rolar do dedo, na tela.

Já para quem quer apenas ter a transcrição do áudio, é possível ativar a ferramenta para que seja exibida a versão textual dos trechos escutados. Abaixo, explicamos melhor como funciona o serviço.

Leia mais!

Como usar a transcrição de áudio de podcast no Spotify?

1. Ao entrar no Spotify e escolher um podcast, clique no episódio que deseja ouvir – ou ler;

2. Logo abaixo da introdução do programa, clique em “Transcrição do episódio”;

3. Para ouvir uma determinada parte que está em texto, basta clicar sobre a respectiva frase e o áudio referente ao trecho será reproduzido.

O Spotify ressalta que as transcrições são automáticas, portanto, pode ser que ainda não sejam precisas.

Prontinho! Agora você já sabe como usar a transcrição de áudio do Spotify. Gostou da dica? Então compartilhe com os amigos.

Crédito da imagem principal: Chubo – my masterpiece/Shutterstock

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!