Algumas cidades do Brasil estão começando com a adoção do comprovante de vacinação para permitir a entrada em determinados estabelecimentos, como cinemas e academias. Esse documento pode ser baixado através do Conecte SUS, aplicativo do Ministério da Saúde que fornece uma carteira de vacinação digital. No entanto, o app está enfrentando instabilidade e muitos usuários relatam não estarem conseguindo acessar o comprovante.

No Twitter, muitos internautas relataram problemas com o aplicativo. A maior parte é sobre uma das doses não constar como aplicada no sistema. A cidade do Rio de Janeiro chegou a adiar a obrigatoriedade da apresentação da carteira, que estava prevista originalmente para o fim de agosto, para a semana passada, por conta dos erros no serviço.

publicidade

Mas o que fazer se tiver problemas com o Conecte SUS?

Caso o aplicativo ou o site apresentem problemas e não seja possível baixar a carteira, ainda é possível usar o comprovante físico para acessar os locais com o uso obrigatório aqui no Brasil. No Rio de Janeiro, por exemplo, tanto a carteira de vacinação física, quanto o comprovante da dose aplicada e o documento digital são aceitos.

Agora caso a pessoa vá viajar para outro país a situação é mais complicada. Apesar do certificado digital ser válido apenas no Brasil, o Ministério da Saúde diz que outros países podem aceitar o documento como comprovante caso seja exigido, mas isso precisa ser checado previamente. Nesse caso, o comprovante físico da dose pode não ter o mesmo efeito e é necessário ter os dados corretos no sistema.

publicidade

“O cidadão que não tiver seu registro disponível no aplicativo em até 10 dias após a data da sua vacinação, deve procurar o local de vacinação ou secretaria municipal de saúde, de sua região, para solicitar o registro e envio de seus dados à RNDS (Rede Nacional de Dados em Saúde). Cabe à pasta a elaboração das políticas públicas de Saúde e as suas diretrizes, e aos entes federados a organização da rede local para a execução das ações”, disse o Ministério da Saúde ao O Globo.

Com o avanço da vacinação, a expectativa do órgão é que mais estados e municípios passem a adotar o Conecte SUS para o passaporte de vacinação. É possível baixar o aplicativo para iOS, Android, ou ainda acessar o site. Confira também o passo a passo de como conseguir seu certificado.

publicidade

Leia mais:

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!