A Renault está cancelando os projetos XJI e XJF, responsáveis pela fabricação de novos modelos de Sandero, Stepway e Logan no Brasil. A interrupção, determinada pela matriz francesa da montadora, suspende o desenvolvimento de veículos que estavam no quadro de desenvolvimento desde o ano passado.

A confirmação vem de pessoas próximas ao projeto, desenvolvido pela Dacia, o braço romeno da fabricante. Eles afirmam que a nova geração dos compactos, desenvolvidos na plataforma CMF-B “estavam avançados”, mas não recebiam aprovação da matriz — algo incomum, pois o aval era concedido quando estavam 80% completos.

publicidade

Inicialmente a Renault havia declarado que os novos automóveis do projeto não iriam para a Argentina, mas o cancelamento resultará diretamente nos Sandero, Stepway e Logan ficando de fora do Brasil. Colômbia, outro mercado da montadora, também ficará de fora.

Os automóveis permanecerão apenas nas gerações atuais no Brasil, com a produção do Logan e do Sandero programada até 2024. Novos lançamentos da série devem ficar ausentes da América do Sul por, no mínimo, os próximos três anos.

No Brasil, Renault foca nos SUVs para substituir Sandero

Ao que tudo indica, a suspensão dos novos Sandero e Logan no Brasil fazem parte de uma estratégia da Renault de alavancar a sua presença no mercado de SUVs. A montadora anunciou projetos como o HJF e o X1312 — o B-SUV e C-SUV, respectivamente, com previsão de chegada até 2024.

Exclusivo para o mercado da América do Sul, o B-SUV será um compacto na mesma arquitetura CMF-B, porém totalmente diferente do Sandero. Previsto como substituto natural do Stepway, este será um SUV de entrada e menor tamanho, com câmbio automático CVT e motor 1.0 turbo flex, fabricado no Brasil. Já o C-SUV será um SUV médio de sete lugares comparável ao Dacia Bigster, com 4,6 m de comprimento e possível implementação de mecânica híbrida.

Via Quatro Rodas e Autos Segredos

Imagem: Divulgação/Renaut

Leia mais:

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!