A montadora francesa Renault revelou os planos para três novos modelos de carros elétricos com a marca de seu braço esportivo, a Alpine. A apresentação foi feita durante um evento online realizado nesta quarta-feira (30), diretamente de uma de suas instalações na França.

A silhueta de cada um dos três futuros carros elétricos da Alpine foram mostrados brevemente, junto com uma confirmação de que o primeiro dos esportivos elétricos deve chegar ao mercado já em 2024. Os demais, devem ver a luz do dia somente no ano de 2025.

publicidade

As silhuetas apontam para que um dos modelos deve se encaixar na categoria sedan fastback, que é a mesma do Toyota Corolla e do Honda Civic ou um hatchback mais parecido com o Nissan Leaf. O outro deve ser um hot hatch que é a categoria do Renault Mégane europeu e o terceiro certamente será um carro esportivo.

Plataformas comuns

Silhuetas de três carros
Silhuetas dos três carros da Alpine que devem chegar ao mercado até 2025. Crédito: Renault/Divulgação

A Renault já divulgou que o esportivo será baseado na plataforma E-Sports desenvolvida pela montadora britânica Lotus Cars. A plataforma foi desenvolvida pela Lotus, que é focada em carros esportivos, para seus modelos elétricos. Contudo, a empresa não fechou as portas para a possibilidade de licenciar o chassi para outras montadoras.

publicidade

Já o hot hatch, deve ser produzido com base na plataforma CMF-EV, da aliança Renault, Nissan Mitsubishi, que será a mesma usada no Nissan Ariya 2020, que, curiosamente, só deve chegar ao mercado europeu perto do apagar das luzes de 2021.

Leia mais:

publicidade

Atualmente, o único modelo de rua vendido pela Alpine é o clássico A110, um esportivo leve de motor central, com vendagem próxima a 5.000 unidades por ano ao redor do mundo. Porém, a Renault deseja dar um gás na marca, lançando novos modelos e renomeando sua equipe de Fórmula 1 para Alpine F1 Team a partir desta temporada.

Com informações do Motor Authority

publicidade

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!